Adubação verde preserva ambiente e melhora qualidade de solo cultivado

Adubação verde preserva ambiente e melhora qualidade de solo cultivado

Adubos verdes são o nome genérico de espécies vegetais com propriedades que trazem melhorias para o meio ambiente. Sua utilização é antiga na agricultura, utilizada há mais de dois mil anos para aumentar a produção na lavoura. No Brasil, são conhecidos, no mínimo, a cem anos.

Para mostrar a importância e abrangência dessas espécies na agropecuária brasileira, a Embrapa está lançando o livro “Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil: Fundamentos e Prática – Volume 1”. Ainda neste ano de 2014 será lançado o Volume 2. O pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Luis Carlos Hernani é um dos autores.

A obra possui 13 capítulos, distribuídos em 507 páginas. Os editores técnicos são Oscar Fontão de Lima Filho, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS); Edmilson José Ambrosano, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Piracicaba, SP); Fabrício Rossi, professor da Universidade de São Paulo (Pirassununga, SP); e José Aparecido Donizeti Carlos, sício-diretor da empresa Sementes Piraí (Piracicaba, SP). A obra foi escrita por 37 pesquisadores renomados.

Entre os temas dessa publicação estão a história do uso da adubação verde no Brasil, a situação atual e perspectivas futuras da técnica, os cuidados com as espécies, os exemplos de rotação de culturas, melhoramento genético e aspectos ecofisiológicos. Informações técnicas e práticas sobre semeadura e manejo da biomassa de adubos verdes também fazem parte deste livro. Outro aspecto importante é a evolução do conceito da adubação verde e suas modalidades, o ciclo das espécies, os sistemas de cultivo e a recuperação de área degradadas. Além de aspectos nutricionais e fatores químicos, físicos e biológicos, que condicionam a fertilidade do solo e o crescimento vegetal, são tratados de forma bastante abrangente em vários capítulos. Capítulos específicos tratam da fitossanidade, incluindo pragas, doenças, fitonematoides e plantas daninhas.

O leitor ainda encontra temas ligados a manejo e processos envolvidos na adubação de culturas e sistemas agrícolas específicos: grãos e sistema plantio direto, cafeeiro, cana-de-açúcar, fruteiras tropicais, hortaliças, integração lavoura-pecuária, restauração florestal, agricultura orgânica, além de se considerar a prática da adubação verde em ecossistemas, como a Amazônia, a região dos Tabuleiros Costeiros e o Cerrado.

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate