Planta de Demonstração de Etanol de 2ª geração entra em operação

Planta de Demonstração de Etanol de 2ª geração entra em operação

Em construção desde agosto de 2013, a Planta de Demonstração de Etanol de Segunda Geração do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira já entrou em operação. “Nesta fase, ela está sendo comissionada e nos próximos meses começam os testes de produção do etanol celulósico”, explica Robson Freitas, diretor de Etanol de Segunda Geração.

O objetivo é demonstrar a investidores, acionistas e clientes o potencial da tecnologia que pode representar um aumento da produção de etanol de até 50%, sem aumentar a área plantada de cana. Instalada na Usina São Manoel, a planta tem capacidade de processamento de 100 toneladas por dia de biomassa e recebeu investimentos de R$ 80 milhões. A expectativa é testar todos os processos para que a tecnologia se torne comercial em 2016/2017. “O importante é a capacidade de entregar mais etanol a um custo igual ou inferior ao atual”, finaliza o executivo.

Alagoas
Alagoas é pioneira nacional na produção de etanol de segunda geração. A primeira planta comercial da América Latina, com capacidade para produção de 80 milhões de litros por ano e investimentos de R$ 350 milhões, opera em fase de testes em São Miguel dos Campos. O grupo Granbio, responsável pelo investimento, quer primeiro testar a tecnologia – adquirida a partir de patentes americanas e europeias – antes de mostrar o processo de produção.

Da redação com assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate