Maceió está na terceira posição no ranking de transparência

Maceió está na terceira posição no ranking de transparência

Maceió voltou a ocupar lugar de destaque no ranking que avalia os portais de transparência das capitais brasileiras. Em pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Maceió figura na 3ª posição no ranking, junto com as capitais Palmas (TO) e Curitiba (PR). Para a pesquisa, foram avaliados os portais de todas as capitais brasileiras, com base em uma escala que varia de 0 a 10.

Para a pesquisa, os portais foram avaliados com base nos oito princípios de dados abertos: completo, atual, processável, não discriminatório, primário, acessível, não proprietário e licença livre. Maceió obteve pontuação nos quatro primeiros itens. Confira o ranking no endereço aqui.

Para o secretário municipal do Controle Interno Fellipe Mamede, estar novamente nas primeiras colocações no ranking nacional das capitais mais transparentes é motivo de orgulho. “Nós que fazemos a gestão Rui Palmeira, estamos felizes com mais um resultado positivo. Nós estamos trabalhando na melhoria de nossos serviços e já inserimos estes itens em nosso plano de ação. Fico feliz com o resultado. Estar entre as capitais mais transparentes é motivo de orgulho”, disse Mamede.

No mês de junho, uma avaliação feita com base em parâmetros técnicos, criados pelo comitê reunido pela Associação Contas Abertas, listou Maceió entre as dez capitais mais transparentes. O Índice de Transparência avaliou a divulgação de Conteúdo, Série histórica e Frequência de Atualização e a Usabilidade dos espaços públicos. No segundo item, Maceió obteve a nota máxima, 10.

A pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) tem como objetivo de avaliar o alcance das regras impostas pela nova legislação brasileira em relação à transparência orçamentária em formato de dados abertos. Os dados para a pesquisa foram levantados em novembro de 2013 nas capitais brasileiras.

O estudo conta uma metodologia quantitativa e qualitativa e utiliza como base para análise de dados sobre o decreto que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle, a Lei de Acesso à Informação e os oito Princípios de Dados Abertos.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate