Senar/AL promove acesso a serviços de saúde em Chã Preta

Senar/AL promove acesso a serviços de saúde em Chã Preta

A Cidade de Chã Preta, na zona da mata alagoana foi mais uma a receber os programas “Útero é Vida” e “Próstata é Saúde” no Estado. A ação, que é de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL) aconteceu na última segunda-feira, 28, e contemplou mais de 300 moradores de comunidades rurais do município.

Na ocasião foram realizados de forma gratuita, exames de Citologia, o chamado Papanicolau, para as mulheres e o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), para os homens. Os exames são capazes de detectar alterações e apontar a existência de câncer do colo do útero, nas mulheres e câncer de próstata, nos homens.

Essa foi a segunda edição dos programas “Útero é vida” e “Próstata é Saúde” no ano de 2014, em Alagoas, sendo a primeira delas em abril, na cidade de Maribondo. Segundo Graziela Freitas representante do Senar Alagoas no evento, foram realizados 132 exames de Citologia nas mulheres e 108 exames de PSA, nos homens.

A parceria do Senar/AL com o município de Chã Preta, além de oferecer a realização dos exames, irá viabilizar o tratamento adequado aos indivíduos que forem diagnosticados com a neoplasia. Em até 15 dias após a realização dos exames, o Senar/AL enviará os resultados das análises feitas em laboratório para a secretaria de saúde do município. A partir daí, o município realizará a entrega dos exames e prestará toda a assistência ao paciente que tiver o câncer detectado.

Além da realização dos exames preventivos, a ação da última segunda-feira ofereceu a população rural de Chã Preta, diversos serviços de cidadania, como corte de cabelo, recreação para as crianças, distribuição de lanches e transporte gratuito na ida e volta ao local do evento.

A próxima edição dos programas será realizada no dia 08 de agosto, no município de São José da Laje. O local do evento será no Posto Clínico, vizinho ao hospital do município e contará com toda a programação oferecida em outras cidades.

 —
Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate