Casas de frutas beneficiam mais de 150 famílias agrícolas

Casas de frutas beneficiam mais de 150 famílias agrícolas

Cerca de 150 famílias de pequenos produtores da agricultura familiar do município de Maragogi foram beneficiadas, na quarta-feira (23), com a entrega de cinco novas casas de frutas. Os empreendimentos irão fortalecer e otimizar o processo produtivo da fruticultura no Litoral Norte do Estado de Alagoas.

Com a implantação das novas casas de frutas, os agricultores poderão melhorar as condições de armazenamento da produção e reduzir as perdas. Além disso, os produtores poderão aumentar a qualidade dos produtos finais e fomentar a geração de emprego e renda por meio do empreendedorismo e da agricultura familiar.

Segundo o produtor Rivaldo Vasconcelos, do assentamento Bom Jesus, beneficiado com uma das casas de frutas, a produção na localidade ganhará forças. “Agora nós teremos condições de melhorar o nosso trabalho, dando maior qualidade as nossas frutas, o que vai facilitar a comercialização dos nossos produtos”, afirmou.

Os novos empreendimentos, além de proporcionar as melhorias na produção e no armazenamento de frutas, serão uma alternativa viável de mão de obra e geração de renda, principalmente para as mulheres dos agricultores, que ficarão responsáveis por sua administração.

“As construções chegam em boa hora, no sentido de melhorar a renda e elevar a autoestima das mulheres, que passam a ter mais uma ocupação. Assim, elas podem contribuir de forma sustentável para o bem-estar familiar”, salientou a representante da Cooperativa dos Pequenos Produtores Organizados (Coopeagro), Irmã Miriam Zendron.

A viabilização dos empreendimentos foi garantida por meio da criação de um fundo rotativo no valor de R$ 110 mil, fruto da parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e a Coopeagro. O convênio, além de proporcionar a construção das casas de frutas, tem por finalidade também apoiar o microcrédito ao agricultor familiar.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate