Campanha alerta a população sobre formas de prevenir as hepatites virais

Campanha alerta a população sobre formas de prevenir as hepatites virais

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Alagoas, para alertar a população sobre as principais formas de prevenção da doença, a semana de 28 de julho a 2 de agosto será marcada por uma série de ações educativas.

Na segunda-feira (28),a partir das 9h, técnicos da Saúde irão realizar mobilizações nos sinais de trânsitos de grande fluxo de veículos para distribuição de material educativo sobre a prevenção da doença.

A hepatite é uma inflamação do fígado. Existem cinco tipos de vírus causadores da doença: A, B, C, D e E. Em Alagoas, assim como no Brasil, os casos mais comuns são os tipos causados pelo vírus A, B e C. No período de 2000-2013, as hepatites virais afetaram mais de 5.600 pessoas no Estado.

Os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No entanto, estes sintomas, muitas vezes, são silenciosos, dificultando o diagnóstico, que é confirmado por meio de exames de sangue específicos.

O tratamento da hepatite viral depende da evolução clínica da doença e do tipo de vírus, além do diagnóstico agudo ou crônico. Em Alagoas, as unidades de referência para o tratamento da hepatite B e C são o Hospital Escola Hélvio Auto e Hospital Universitário. Este tratamento é realizado com medicamentos que estão disponíveis gratuitamente na Diretoria Estadual de Assistência Farmacêutica (DAF).

Prevenção – Para evitar a hepatite A é importante manter as mãos sempre limpas e higienizadas. Já a hepatite B e C podem ser evitadas com o uso de preservativos durante as relações sexuais, além de evitar o compartilhamento de seringas e contato com sangue. Para a prevenção da hepatite B existe a vacina disponível nas salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que faz parte do calendário de vacinação da criança. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

A vacina contra a hepatite A entrou no calendário básico de vacinação infantil desde o último dia 15 de julho. Agora, crianças de 12 meses a menores de 2 anos já estão sendo imunizadas contra o vírus do tipo A. Já contra o vírus do tipo C, ainda não existe vacina, sendo necessário ficar atento para as medidas de prevenção.

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA SEMANA DE COMBATE
Segunda-feira (28)
Semáforo da Av. Fernandes Lima, em frente ao Restaurante Tepan – Farol: 9h
Semáforo da Av. Fernandes Lima, no cruzamento com a Av. Rotary – Gruta: 11h

Terça-feira (29)
Semáforo da Ladeira do Óleo, próximo à Faculdade Fits – Cruz das Almas: 9h
Semáforo da Av. Gustavo Paiva, em frente ao Edf. Norcon, próximo ao Maceió Shopping – Mangabeiras: 11h

Quarta-feira (30)
Semáforo próximo à Faculdade FAT (cruzamento do Posto de Combustíveis) – Barro Duro: 9h
Semáforo da Av. Menino Marcelo, entrada do Conj. José Tenório – Serraria: 11h

Quinta-feira (31)
Semáforo do Unicompra Cambona, antigo shopping Cambona – Cambona: 9h
Semáforo da Praça da Faculdade, próximo ao trilho do VLT – Vergel:11h

Sexta-feira (1º)
Semáforo da bomba do Gonzaga – Tabuleiro: 9h
Semáforo do Shopping Pátio – Benedito Bentes: 11h

Sábado (2)
Semáforo da Av. Álvaro Otacílio, próximo ao Espaço 20 – Ponta Verde: 9 h
Semáforo da Av. D. Constança, esquina da loja Germano Móveis, próximo ao Maceió Shopping – Jatiúca: 11h


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate