AL e SP tem maior número de candidatos a governador do país

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/07/eleições-2014.jpegAL e SP tem maior número de candidatos a governador do país

Mantido o quadro atual – o que provavelmente não vai acontecer – Alagoas terá o maior número de candidatos a governador do país nas eleições deste ano. São nove nomes com pedidos de registro da candidatura já apresentados no Tribunal Regional Eleitoral. Esse é o mesmo número de candidatos que tem o Estado de São Paulo.

Os dois estados, Alagoas e São Paulo, tem o maior número de nome na disputa pelo governo de acordo com levantamento feito pelo blog (veja tabelas) a partir de dados disponíveis no Divulgacand, do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em todo o Brasil cerca de  26,6 mil pessoas pediram registro de candidatura para os diversos cargos que estão em disputa. O maior número, de 16,1 mil, é de candidatos a deputado estadual. Alagoas entra na disputa com 436 candidatos.

No país 171 nomes foram apresentados na disputa para o governo. A menor concorrência será no Ceará, Roraima e Acre que têm, cada um, 4 candidatos ao governo.

Minas Gerais, Paraná, Rio grande do Sul e Santa Catarina têm, cada um, 8 candidatos ao governo. É provável que Alagoas se iguale a esses estados porque pelo menos um dos candidatos a governador no estado deve renunciar a disputa e não será substituído (antecipo na próxima postagem esta informação) pelo seu partido.

O grande número de candidatos ao governo faz parte do jogo das coligações partidárias e da falta de composição entre pequenos partidos com as coligações mais fortes. A proliferação de candidaturas também ajuda na estratégia de ocupação de espaço para promoção de legendas, de ideias e, claro, também fazem parte de estratégias para tirar tempo do horário gratuito de propaganda eleitoral dos candidatos mais fortes.

candidatos a governador

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate