Feira ganha destaque com venda de produtos livres de agrotóxicos

Feira ganha destaque com venda de produtos livres de agrotóxicos

Há 13 anos, a Feira Agroalimentar de Maceió, localizada atualmente ao lado do Mercado Público de Jaraguá, começava a dar seus primeiros passos. A iniciativa segue o projeto catarinense “Vida Rural Sustentável”, que busca promover a viabilização da agricultura familiar por meio da agroecologia, desenvolvendo uma alternativa de produção e comercialização de alimentos livres de agrotóxicos.

O produtor Inaldo da Silva mora a 100 km da capital e todas as sextas-feiras viaja durante quase duas horas para comercializar seus produtos na feira. Quando chega ao local, próximo às quatro horas da manhã, os fregueses já estão esperando para fazer compras.

“É muito bom vender aqui em Maceió, além de conseguir um preço mais justo pelos meus produtos, consigo comercializar tudo que trago. A feira mudou a minha vida”, conta o produtor, integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura no Vale do Mundaú.

De acordo com a gestora do APL de Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, a feira, que contempla ainda integrantes do APL de Horticultura no Agreste, gera o fortalecimento da atividade agrícola na região.

“A feira promove ainda uma valorização dos produtores, que têm a oportunidade de vender diretamente os alimentos a um preço justo e sem os atravessadores. Além de tudo, é uma fonte de renda garantida ao pequeno e grande empreendedor, que toda semana venderá aqui”, avalia.

O projeto, que já passou por vários pontos da cidade, funciona no atual local desde 2008. Os produtos atraem população que busca, especialmente, frutas e verduras com tratamento diferenciado, livre de interferência de substâncias químicas e nocivas ao ser humano.

“Eu frequento a feira há mais de dez anos. Já trouxe minha filha, vizinhos, sempre divulgo a iniciativa. Até quando vou viajar, ligo antes para reservar alguns itens. São produtos extremamente saudáveis e com qualidade, não abro mão disso”, relata a freguesa Terezinha de Souza.

O ambiente familiar é um fator bastante destacado pelos produtores. “Nós trocamos experiências o tempo todo com os compradores, aqui é totalmente diferente de um supermercado. Até as receitas indicadas por eles eu faço, sem glúten, sem lactose, nós criamos um laço com os fregueses”, enfatiza a produtora Carmelita Quintela.

Outro aspecto que dá ao projeto um diferencial é o “disk-feira”. De segunda a sexta-feira, os interessados podem ligar para os telefones 9915-1693 ou 8861-1032 e solicitar a entrega em casa. A taxa de entrega varia de acordo com a localidade, mas os produtos podem ser levados para qualquer região de Maceió.

A responsável pelo serviço, Edvania Lopes, revela que são feitas de 40 a 45 entregas. “Nós recebemos os pedidos durante a semana, mas a entrega é feita exclusivamente na sexta-feira. Eu aconselho a quem for fazer o pedido, não deixar para última hora, pois o movimento aqui é grande e os produtos acabam logo”, avisa.

A feira também tem uma edição na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), todas as quartas-feiras.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate