Referencial curricular da Educação Básica será lançado dia 29

Referencial curricular da Educação Básica será lançado dia 29

Professores da rede pública estadual participam, no próximo dia 29, no Centro de Convenções, do lançamento do Referencial Curricular da Educação Básica. O documento – fruto de uma construção coletiva -, traz novas orientações acerca do conteúdo curricular para o Ensino Fundamental e Médio e para a organização das práticas pedagógicas.

Durante o lançamento, além da apresentação da construção e estrutura do referencial, será proferida palestra sobre os fundamentos que ancoram esse documento. Serão ainda disponibilizados, em mídia digital, os sete cadernos que compõem o currículo, contemplando cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e ensino religioso, os quais também estarão disponíveis, na sequência, no site da secretaria de educação www.educacao.al.gov.br.

O documento trará orientações que ajudarão não só as escolas da rede estadual, mas também as municipais, tendo uma influência direta nas práticas pedagógicas nas três etapas da Educação Básica.

Após o lançamento do referencial, haverá uma série de capacitações com professores da rede pública estadual acerca do documento. A implementação se dará com a formação continuada em serviço, em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Inicialmente, será realizado um estudo e discussão sobre as concepções que ancoram o referido documento e, na sequência, formação organizada por etapa de ensino e por área de conhecimento.

Além dos educadores da rede estadual, participam do evento os secretários municipais e técnicos pedagógicos das secretarias municipais de educação (Semeds), Conselho Estadual de Educação (CEE), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Reduc

Na ocasião, também será lançado o livro “Educação e Praxis: Reflexões e Relatos de Experiências Curriculares Exitosas”. Esta obra é resultado da compilação dos artigos publicados nas duas primeiras edições da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (REDUC), e escritos por professores de todas as redes do estado, os quais relatam experiências pedagógicas bem-sucedidas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate