Sem publicidade, curtidas nos candidatos ao governo no Facebook minguam

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Arte-Tati-1024x433.jpgSem publicidade, curtidas nos candidatos ao governo no Facebook minguam

Até o último dia 5 de julho, quando os candidatos ainda podiam promover suas páginas, com a compra de publicidade, o número de curtidas nas páginas de Renan Filho, Benedito de Lira e Eduardo Tavares aumentava numa velocidade quase dez vezes maior do que no período seguinte, em que o TRE  passou a proibir a propaganda paga.

O candidato que aparentemente tirou maior proveito da compra de curtidas no Facebook foi Eduardo Tavares, do PSDB. Em pouco mais de um mês ele saltou de 5 mil para 67 mil curtidas. Seu maior crescimento no entanto foi verificado na última semana antes de acabar o prazo do TRE em que ET teve mais de 20 mil curtidas  – média de 3mil por dia.

Na avaliação de especialistas o rápido crescimento de Tavares só foi possível pela compra de curtidas em todo o país.

“Esse número de curtidas serve apenas para impressionar, mas não tem valor efetivo. Pelo que apurados menos de 30% das curtidas de ET vieram de Alagoas”, de A.M. especialista em rede sociais que está atuando na campanha em Alagoas.

Por conta dessa observação, o blog vai retomar o  “monitoramento” das páginas dos principais candidatos ao governo levando em consideração dois novos critérios: o número total de curtidas e as novas curtidas a partir da proibição da publicidade.

No número total, Eduardo Tavares está na liderança com 67,8 mil, seguido de Renan Filho com 61,1 mil e Benedito de Lira, com 24,6 mil.

No número de novas curtidas, Renan Filho que liderava no Facebook até a “disparada” do candidato tucano, lidera com 596, seguido de Benedito de Lira com 320 e Eduardo Tavares, com 147.

A amostragem utilizada para esta questão foi a feita a partir do dia 7 de julho, quando as páginas dos candidatos já estavam, aparentemente, sem a influência da compra de curtidas.

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Redação

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