Homens se cuidam menos e morrem mais cedo que as mulheres, afirma médico

Homens se cuidam menos e morrem mais cedo que as mulheres, afirma médico

O homem possui uma expectativa de vida menor que a mulher, sendo o primeiro lugar no ranking da mortalidade humana, com uma expectativa de vida 7,6 anos menor que a da mulher. Este fato se deve principalmente a falta de cuidado preventivo. A afirmação é do médico e gerente do Núcleo Estadual da Saúde do Homem, Marcos Martins. De acordo com ele, os homens se envolvem também em mais episódios violentos, o que aumenta as chances de morte.

“Apenas em 2012 foram registrados 2.174 óbitos de homens por causas externas, a exemplo da violência e dos acidentes de trânsito”, ressaltou, destacando que, em 2013, foram registrados mais de 1.000 internações pelas mesmas razões no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por isso, para incentivar a prevenção de doenças e manutenção de hábitos saudáveis entre os homens, serão realizadas, em Alagoas, ações educativas para prevenção à saúde deles. Os eventos irão ocorrer nos dias 28 de julho na Estação Ferroviária da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e no dia 11 de agosto na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde), sempre no horário de 8h às 14h.

Durante os eventos, que acontecem em alusão ao Dia Nacional da Saúde do Homem, celebrado no dia 15 de julho, a população irá ter acesso a aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e de hepatite. Na oportunidade, também será distribuído material educativo com noções sobre alimentação saudável e dicas sobre a prática de atividades físicas.

Ainda durante as ações, serão divulgadas informações sobre o projeto “Pai Coruja”, que estimula a participação do homem durante os exames de pré-natal, além de estimular o registro de paternidade. “O objetivo é estimular a participação maior dos pais em todo o processo gestacional”, disse o gerente.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate