Fecomércio inicia Série de Entrevistas com os candidatos ao Governo

Fecomércio inicia Série de Entrevistas com os candidatos ao Governo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) deu início, na manhã desta segunda-feira (14), à Série de Entrevistas com os candidatos ao Governo de Alagoas. Conforme definição prévia em sorteio, foram sabatinados os candidatos Mário Agra (PSOL) e Joathas Albuquerque (PTC).

A abertura das sabatinas foi realizada pela diretora regional, Telma Ribeiro; representado o presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta. Na ocasião, Telma ressaltou a importância de oferecer um espaço democrático para os candidatos apresentem suas propostas ao setor terciário e à sociedade em geral, favorecendo ao voto consciente.

A Série de Entrevistas prossegue, amanhã, com os candidatos Eduardo Tavares (PSDB), das 9h às 10h; e Golbery Lessa (PCB), das 10h30 às 11h30. Na quarta-feira, dia 15, participa Renan Filho (PMDB), às 10h30. Todas as sabatinas acontecem no Auditório do Senac (Rua Pedro Paulino, 77 – Poço). Confira os principais pontos da rodada de hoje:

Mário Agra

Primeiro candidato a ser sabatinado, Mário Agra (PSOL) iniciou sua participação respondendo sobre crescimento econômico. Para o candidato, a estagnação econômica na qual Alagoas se encontra não pode ser superada sem que o próprio Estado se utilize de contrapartidas, viabilizando recursos para investimentos. “Temos uma dívida impagável e inconstitucional, já decidida pelo Supremo (Tribunal Federal). Enquanto não resolver esse impasse, fica difícil obter recursos”, ressaltou, acrescentando que as auditorias nas contas públicas é o caminho para enxugar as despesas e destinar recursos à infraestrutura, reforçando os setores produtivos. “O setor de serviços, em que pese ser o de maior contribuição ao Estado, é o que menos recebe atenção do governo”, destacou.

Sobre educação, Agra lamentou a pouca oferta de vagas, sendo colocadas à disposição da sociedade apenas cerca de 250 mil vagas em escolas quando o universo de população abrange quase 3 milhões. O candidato relembrou que, apesar de estarmos no mês de julho, o Estado ainda não iniciou o ano letivo de 2014; fato que se agrava com a ausência de professores.

Sobre a saúde, Agra mencionou a precária situação em que se encontra o HGE e o sistema público em geral, precisando ser dotada de ações mais eficazes; o mesmo que deve ser feito na área de segurança pública, a qual conta com uma polícia mal paga, com infraestrutura precária. Para o candidato, a violência é um dos principais problemas enfrentados em Alagoas, que também enfrenta sucateamento, a exemplo da falta de material de trabalho dos investigadores. Neste contexto, Agra afirmou que as reivindicações feitas pelos servidores da Segurança Pública foram legítimas.

Joathas Albuquerque

O segundo entrevistado da manhã foi o candidato Joathas Albuquerque (PTC), que iniciou criticando o excessivo número de secretarias estaduais, afirmando que reduzirá pela metade, caso eleito. Em sua visão, essa medida terá como reflexo a redução nos gastos das contas públicas, as quais necessitam de contenção de despesa. Outra medida será a suspensão do pagamento da dívida pública, convidando o governo federal a negociar.

Quando questionado sobre suas propostas para gerar receitas fiscais, emprego e renda, além de contribuir com as micro e pequenos empresas, Albuquerque destacou que o Comércio é o setor que mais emprega, mas que sofre pela ausência de políticas públicas. “O Estado deve fomentar e ajudar o setor produtivo. É preciso sentar com o pessoal da iniciativa privada para ouvir as necessidades e replanejar as ações. O Estado dever dar exemplo, merecer credibilidade”, argumentou.

Em relação à dívida de Alagoas, o candidato também defende uma auditoria a fim de verificar a destinação dos recursos. Para ele, é fundamental aumentar a arrecadação, mas acredita que isto pode ser possível sem onerar o setor produtivo, pois a ideia é tornar mais efetiva as cobranças junto aos sonegadores. Albuquerque lamentou a situação em que se encontram os serviços de saúde e de segurança; áreas que devem ser contempladas com planejamento a curto, médio e longo prazo. Para a educação, caso eleito, Albuquerque intenciona implementar escolas de tempo integral e fomentar, paralelamente, o esporte como forma de preparar melhor os jovens; além de buscar combater a evasão escolar.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate