Biblioteca do Senac executa projetos de incentivo à leitura

Biblioteca do Senac executa projetos de incentivo à leitura

“Para algumas pessoas, bibliotecas são depósitos de livros velhos. Mas quem visita o nosso Centro de Informação e Conhecimento (CIC) encontra outra realidade”, explica Vera Barroso, que há mais de 20 anos coordena as atividades do CIC, no Senac Alagoas. Com o acervo sempre atualizado e espaço multimídia, o CIC busca incentivar o estudo e a leitura por meio da execução de projetos, como o Incentivo à Leitura – o Jornal como Fonte de Informação, além da realização de feiras de livros nas unidades do Senac Alagoas.

Vera conta que, apesar de manter a assinatura de 49 revistas e 4 jornais de circulação regional e nacional, essa é uma leitura pouco procurada pelos alunos. Por isso, a necessidade de criar ações de incentivo ao acesso dos veículos impressos. Com o auxílio dos instrutores da instituição, jornais e revistas passaram a compor o material de estudo dos alunos durante os cursos, o que culminou na realização de uma atividade voltada para o público externo, uma iniciativa do instrutor Silvânio Bulhões junto com os alunos do curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos, realizada no dia 15 de maio na Unidade Poço. Divididos em cinco estandes, as equipes desenvolveram diferentes estratégias de abordagem ao público, por meio das quais faziam o convite para conhecer o Centro de Informação e Conhecimento (CIC).

Os benefícios da leitura para a saúde, como o estímulo da memória, a redução do estresse e o aperfeiçoamento da comunicação, foram temas abordados. Para Bulhões, “o prazer pela leitura deve ser incentivado com práticas criativas, como essas. Parabenizo os alunos pelo compromisso”.

Para a bibliotecária do Senac Alagoas, Jane Barros, projetos como esses “proporcionam um olhar diferente no contexto educacional  e criam uma estrutura sólida de incentivo à leitura”. Segundo ela, a leitura de jornais leva os alunos a refletirem sobre os diversos temas atuais de grande relevância para o desenvolvimento socioeducativo. “É bom lembrar que o jornal é uma fonte de informação dos vários segmentos da sociedade no seu dia a dia. Por esse motivo, incentivar sua leitura é difundir conhecimentos”, complementa Jane.

Para Vera Barroso, o evento foi o pontapé da execução do projeto. “O que nossos alunos fizeram foi o primeiro passo. Ao longo do ano, vamos realizar mais ações como essas a fim de resgatar os valores da cidadania e ampliar as fontes de informações e conhecimento do nosso público”, explicou ela. Com 6.240 usuários cadastrados, o CIC conta, com mais de 6 mil títulos entre livros, folhetos, jornais, revistas, DVDs, espaço multimídia e 8 cabines de autoatendimento com acesso à internet gratuita para os alunos.

O CIC

Criado em 1992, o Centro de Informação e Conhecimento Sidney Cunha (CIC) é resultado do esforço do Regional Alagoas para atender à proposta do Departamento Nacional em manter, nos Departamentos Regionais, as Unidades de Documentação a fim de guardar e disponibilizar ao público do Senac todo o material técnico, além de preservar a memória da instituição.

No ano de 1993, porém, o CIC foi além e recebeu software e apoio técnico para implantação da Base de Dados e treinamento de Recursos Humanos. Nesse período, iniciava-se o atendimento ao público externo com consulta e leitura de periódicos. Em 1995, esse público passou a ser atendido por meio de empréstimo de fitas de vídeos e mais tarde, em 1998, com o serviço de empréstimo de livros.

Esse serviço de empréstimo o aumento do número de clientes cadastrados e visitantes, o que exigiu a ampliação do acervo e espaço físico. Hoje, a referida Sala de Leitura é uma realidade de caráter mais amplo. O CIC contempla Biblioteca, Sala de Multimídia e Espaço Virtual, organizados em espaço físico devidamente planejado para receber ambientes de estudo, pesquisa individual e em grupo.

Para realizar o seu cadastro no CIC, basta apresentar os seguintes documentos:

– Original e cópia do RG;

– Original e cópia do CPF;

– Original e cópia do comprovante de residência (atual);

– 1 foto 3×4.

O cadastro é gratuito e o empréstimo custa R$ 2 pelo prazo de 7 dias. O acervo do CIC também pode ser consultado pelo site do Senac, clicando no botão “biblioteca”.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate