‘O erro da segurança pública em Alagoas é de conceito’, diz Renan Filho

‘O erro da segurança pública em Alagoas é de conceito’, diz Renan Filho

Que a violência é um dos maiores problemas do alagoano e um grande desafio do futuro governador, ninguém duvida. Como superar as dificuldades na área e reduzir os índices que estão entre os piores do mundo?

O que foi tentado até agora no estado não deu certo. O plano Brasil Mais Seguro ainda é uma promessa. O governo dobrou os gastos com o custeio da Secretaria de Defesa Social, mas os resultados não foram até agora – passados dois anos – o esperado.

É inegável, no entanto, que existiram alguns avanços, que o policiamento melhorou em alguns setores de Maceió e do interior. Mas nada significativo a ponto de deixar o alagoano mais tranquilo.

Por isso a segurança – ou a falta dela – continua na ordem do dia e será tema obrigatório dos candidatos, especialmente os que vão disputar o governo.

Renan Filho partiu na frente – ao menos enquanto candidato a governador. Na última quinta-feira , 10, ele participou de um encontro com os profissionais que mais entendem de segurança pública em Alagoas: policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, detetives, guardas municipais e agentes penitenciários.

No encontro o candidato do PMDB ouviu muitas opiniões e sugestões para o combate à violência no Estado. O presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Alagoas, Jorge Venerando, e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Josimar Melo, entregaram ao candidato uma lista de sugestões para compor o plano de governo.

“O erro da segurança pública em Alagoas é de conceito”, afirmou o candidato. “Não é transferindo a responsabilidade de resolver nossos problemas da segurança que poderemos ter dias melhores na área”, ressaltou.

Renan Filho criticou as sucessivas nomeações de membros do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar, Ministério Público e agora do Judiciário para encabeçar a Secretaria de Defesa Social.

“Todas essas instituições são importantes, precisamos delas, mas o governo precisa ter consciência de que a responsabilidade é dele, não pode ser transferida. A partir desse conceito, vamos começar a resolver nossos problemas”, frisou o candidato.

Durante o debate, Renan Filho recebeu dos profissionais ideias como a criação da universidade de polícia, que capacitaria os agentes de segurança, como também o pleito antigo da valorização e modernização das polícias.

Um adversário com peso no tema

Ao menos na questão da segurança Renan Filho enfrentará como maior adversário o candidato do PSDB ao governo. Eduardo Tavares teve uma curta passagem pela SEDS e realizou várias ações no período, montou novas bases e batalhões e fez parcerias com a iniciativa privada.

ET acredita que como conhecer “por dentro” o problema (não só por ter sido secretário, mas por ser promotor) terá condições de reduzir os índices de violência em Alagoas.

Em contrapartida ele também terá que fazer a defesa do governo na área, o mesmo governo que tem sido apontado como responsável pelo aumento dos índices de violência em Alagoas.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate