Vacinação contra aftosa bate recorde de cobertura de 96,2%

Vacinação contra aftosa bate recorde de cobertura de 96,2%

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) divulgou, nesta sexta-feira, 11, o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014, sendo registrada uma cobertura vacinal de 96,2% do rebanho alagoano.

O índice de cobertura vacinal supera os resultados das etapas de campanha de 2013 que foram superiores a 95%. A vacinação, mais uma vez, superou o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que determina uma cobertura vacinal mínima de 80% da população de bovídeos.

Todos os municípios alagoanos apresentaram uma cobertura vacinal superior a 90% e vários atingiram 100% do rebanho. Segundo dados do Sistema Informatizado da Defesa Agropecuária da Adeal (Sidagro/Adeal), receberam a dose contra a febre aftosa 1.125.282 bovinos e 833 bubalinos de um rebanho total de 1.170.308 bovídeos existentes no Estado. A primeira etapa da campanha de vacinação de 2014 foi realizada no período de 1º a 31 de maio.

Entre as três Unidades Regionais de Sanidade Animal e Vegetal (URSAV), a de União dos Palmares foi a que obteve a maior cobertura vacinal com um índice de 98,35%. A URSAV de Santana do Ipanema obteve um índice de 95,81% e a de Arapiraca uma cobertura vacinal de 95,40% do rebanho.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014, ocorreu no momento em que o Estado de Alagoas recebeu a certificação internacional de zona livre da febra aftosa com vacinação.

A condição sanitária foi atestada por 178 países integrantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Seção Geral da Assembleia de Delegados realizada, em maio passado, em Paris.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate