Embrapa promove palestra sobre manejo de pragas do milho

Embrapa promove palestra sobre manejo de pragas do milho

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju, promove dia 16 de julho palestra sobre manejo integrado de lagartas-praga (MIP) da cultura do milho com ênfase à lagarta Helicoverpa armigera que está causando importantes prejuízos aos agricultores no país, inclusive nos estados vizinhos Alagoas e Bahia.

A palestra é destinada aos pesquisadores, extensionistas, técnicos agrícolas e estudantes e acontece no auditório principal da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, com início às 9h00.

“Diversas lagartas atacam a cultura do milho em Sergipe e há a possibilidade da entrada da Helicoverpa armigera no estado e, portanto, é fundamental que técnicos e extensionistas da área de ciências agrárias se atualizem em estratégias de manejo integrado dessas pragas”, disse o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Adenir Teodoro.

Helicoverpa
Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de soja e algodão.

Com aumento da produção de milho em Sergipe, a Embrapa Tabuleiros Costeiros se antecipa e pretende tratar a praga de forma preventiva orientando e esclarecendo produtores e profissionais agrícolas, pois ainda não foi detectado oficialmente focos de Helicoverpa armigera no estado de Sergipe.

Em março deste ano, a Embrapa organizou uma caravana de alerta às ameaças Fitossanitárias que passou por Arapiraca (Alagoas) e Simão Dias (Sergipe) onde os pesquisadores repassaram aos extensionistas,  assistentes técnicos e multiplicadores informações e orientações para cerca de 300 pessoas sobre estratégias de controle das principais pragas que têm causado importantes prejuízos aos agricultores, em especial a Helicoverpa armigera.

A Embrapa mantém um portal prestando esclarecimento sobre a  lagarta Helicoverpa armigera http://www.embrapa.br/alerta-helicoverpa com informações sobre os riscos, manejo, controle com inseticidas, controle biológico e principalmente como se previnir.

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate