Guia eleitoral: Renan Filho tem 8m30s, Biu 4m50s e ET 2m08s

Guia eleitoral: Renan Filho tem 8m30s, Biu 4m50s e ET 2m08s

O candidato do PMDB ao governo terá o maior tempo no horário gratuito de propaganda eleitoral. A estimativa foi feita pelo blog do Edivaldo Junior, com dados do TSE e da Câmara Federal.

De acordo com a legislação eleitoral o horário gratuito de propaganda eleitoral será dividido em dois blocos diferentes: os candidatos a presidente e a deputado federal (terças, quintas e sábados) e os candidatos a governador, deputado estadual e senador (segundas, quartas e sábados).

O guia eleitoral, como é chamado, começa no dia 19 de agosto e vai até 2 de outubro. Os candidatos ainda tem direito a inserções comerciais durante a programação do rádio e da TV.

Em cada bloco serão 50 minutos de propaganda eleitoral. São 25 minutos para candidatos a deputados federais e 25 minutos para candidatos a presidente.

No caso dos candidatos a governador o tempo será de 20 minutos, sendo mais 10 minutos para candidatos ao Senado e mais 20 minutos para candidatos a deputado estadual.]

A divisão do tempo é feita a partir da representação dos partidos na Câmara Federal (dois terços do tempo) e igualmente entre todos os candidatos (um terço do tempo).

A regra é matemática: 20 minutos equivalem a 1200 segundos. Um terço representa 400 segundos. Como são 9 candidatos a governo, a divisão igual deixa cerca de 44 segudos para cada candidato. Com representação partidária entram os candidatos do PSOL (4 segundos), do PRTB (4 segundos), do PSDB  (1min24s), do PP (4min06s) e do PMDB (7min46s).

Por esse levantamento o candidato do PMDB ficará com 8m30s de tempo de TV e rádio, enquanto o segundo colocado nesse quesito, Benedito de Lira, ficará com 4min50s. Já o candidato do governo, Eduardo Tavares terá apenas 2min08s.

O levantamento feito pelo blog do Edivaldo Junior é uma estimativa a partir dos dados disponíveis e tem uma pequena diferença de 4 segundos, obtida a partir de aproximação para facilitar os cálculos. Cabe ressaltar que o tempo de TV será ainda calculado oficialmente pelo TRE de Alagoas na próxima semana.

O tempo de TV dos candidatos ao Senado e a deputado estadual será diferente, em função do número diferente de coligações e de candidatos.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate