SMS implanta caderneta do adolescente nas unidades de saúde

SMS implanta caderneta do adolescente nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde Integral do Adolescente e Jovem, vai implantar até o fim deste ano, a caderneta do adolescente em todas as unidades de saúde da capital. O projeto tem como objetivo a promoção da saúde com foco no crescimento e desenvolvimento saudáveis do adolescentes. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS).

Em Maceió, o Programa de Atenção à Saúde do Adolescente atua em parceria com a Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), Programa DST/AIDS, Programa Consultório de Rua e escolas públicas municipais. “Nosso objetivo é transformar o adolescente em protagonista de sua vida. Com a caderneta, ele passa a ter acesso a informações sobre cuidados com a saúde e isso é muito importante. Essa é uma contribuição que pode evitar problemas no futuro”, afirma Cássia Veruska Moraes, assistente social do Programa de Atenção à Saúde Integral do Adolescente e Jovem.

As cadernetas do adolescente, para garotas e garotos, são disponibilizadas nas unidades de saúde e o adolescente que desejar conhecer mais sobre o projeto são orientados pelos profissionais especialmente capacitados para fornecer dúvidas sobre sua utilização da caderneta na promoção da saúde.

“Com nossa parceria com o Consultório de Rua conseguimos levar até os adolescentes em situação de vulnerabilidade social as orientações que disponibilizamos na caderneta, na tentativa de conscientizá-los a ter mais cuidado e serem responsáveis por sua própria vida e saúde”, explica a assistência social, Veruska Moraes. A grande conquista do projeto em 2014 foi implantar a caderneta para as pessoas em situação de rua.

A caderneta apresenta informações sobre bem-estar, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, cuidados com a aparência, vacinação, saúde bucal, puberdade, descoberta da sexualidade e projetos de vida.

Política de Saúde do Adolescente
Em 2006, o Ministério da Saúde (MS) lançou a Política Nacional de Saúde do Adolescente, que contém informações sobre promoção, prevenção e recuperação dos agravos que podem acometer os adolescentes e as principais formas de prevenção, garantindo assistência integral a esse público.

Em Maceió, o projeto piloto, chamado Cartão do Adolescente, foi lançado em 2008 e tinha como objetivo preparar os profissionais para a chegada da caderneta. No ano de 2009, o projeto chegou ao município e em 2010 teve o início a implantação na rede de saúde.

A Política Nacional de Saúde do Adolescente tem três eixos prioritários: crescimento e desenvolvimento saudáveis, redução de morbimortalidade por causas externas (acidentes, violência e drogas), saúde sexual e reprodutiva.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate