Restaurante Popular: coleta seletiva melhora qualidade de vida

Restaurante Popular: coleta seletiva melhora qualidade de vida

Desde sua inauguração, em maio deste ano, o Restaurante Popular Prato Cheio vem beneficiando cerca de mil pessoas por dia em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, por meio das refeições servidas no horário do almoço a um custo fixo de R$ 2,00. Devido à larga produção alimentícia, o estabelecimento tem recebido diariamente a visita da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel), que recolhe todo lixo reciclável produzido pelo restaurante.

Além de beneficiar os moradores da região do Benedito Bentes no quesito alimentar, o Restaurante Popular, por meio da reciclagem de seu lixo, tem conseguido agregar ainda mais benefícios desde que foi inaugurado.

“Coletamos caixas, garrafas de água, desinfetante, óleo e embalagens de feijão e arroz do Restaurante. Juntamos o lixo recolhido com o de outras coletas e colocamos na prensa, de onde saem os fardos de material reciclável e mandamos para um serviço terceirizado para que eles sejam transformados novamente em matéria-prima”, explica a tesoureira da Cooprel, Maria Cícera Santos.

Em função da grande quantidade de refeições diárias fornecidas pelo restaurante na hora do almoço, a coleta seletiva tem se mostrado essencial para que o problema do lixo produzido se transforme em uma vantagem. Além da sua proposta da alimentação de qualidade a um baixo custo, o estabelecimento tem possibilitado o incremento da renda dos funcionários da cooperativa.

“Contamos com 40 funcionários e nossa renda depende do quanto conseguimos coletar. A maior parte da nossa coleta seletiva ainda vem das residências dos moradores da região. Mas desde o início do funcionamento do Restaurante Popular, aumentamos ainda mais a quantidade de material recolhido, o que acarretou num aumento salarial de cerca de 5% na renda dos nossos funcionários”, conta a administradora da Cooprel, Patrícia Ramos.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate