Prefeitos querem interferência de Renan para aprovar o aumento do FPM

Prefeitos querem interferência de Renan para aprovar o aumento do FPM

O presidente da AMA, Jorge Dantas entregou hoje ao presidente do Senado, Renan Calheiros um documento com a pauta municipalista que está tramitando no Congresso Nacional. Participaram também da reunião os prefeitos de Quebrangulo, Messias, Mar Vermelho, Arapiraca, Coruripe, Jequiá da Praia, Canapí, Ouro Branco, Penedo e Paripueira.

Os prefeitos não podem perder tempo e precisam das votações para garantir, principalmente, o aumento no FPM. Uma proposta de Emenda Constitucional (39/2013) de autoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o relator, Senador Armando Monteiro (PTB/PE). A pressão é para que a PEC seja aprovada na CCJ com a alteração para a proposta do Governo Federal – 1% de aumento dividido em duas parcelas de 0,5%. A tentativa dos prefeitos é para uma negociação política com a presidenta Dilma para que os percentuais sejam antecipados para 2014 e 2015.

O presidente Jorge Dantas disse ao Senador Renan Calheiros que os prefeitos não têm mais de onde tirar dinheiro para manter a execução de tantos programas e os investimentos necessários ao desenvolvimento municipal.

Além do FPM, os prefeitos mostraram ao presidente do Senado, a importância da agilidade do projeto de lei da Senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO) que trata da alteração do ISS (Imposto sobre Serviços). O PLS 168/2014 encontra-se na comissão de assuntos econômicos-CAE com o relator Senador Humberto Costa (PT/PE), esperando a apresentação de seu relatório.

Este projeto foi idealizado pela CNM e tem três grandes vertentes, que é a questão do Leasing, dos cartões de crédito e débito e da construção civil. Os Ministros Guido Mantega (Fazenda), Ricardo Berzoine (Relações Institucionais) e Aloisio Mercadante (Casa Civil) já sinalizaram que concordam com o projeto e prometem executá-lo em favor das cidades.

O Senador Renan Calheiros garantiu que na próxima terça-feira, dia 15, vai colocar a proposta em discussão reunindo as duas casas legislativas e os prefeitos. Para ser aprovada, a PEC precisa cumprir todos os prazos regimentais, mas não afastou a possibilidade de aprovação da mesma a tempo da presidenta Dilma autorizar a ajuda financeira aos municípios.

Ama

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate