Ufal realiza projeto Vet Popular para castração animal

Ufal realiza projeto Vet Popular para castração animal

A castração animal consiste num método cirúrgico feito no intuito de esterilizar o bicho, ou seja, impossibilitar sua reprodução. Trata-se de um dos métodos mais eficazes de reduzir a população dos animais de rua.

Pensando nisso, professores do curso de Medicina Veterinária da Ufal, da Unidade de Ensino de Viçosa, coordenados pela professora Marcia Notomi, se reuniram com alguns de seus alunos e criaram o Projeto Castre um Animal de Rua, com o objetivo de esterilizar o maior número possível de animais errantes do município, no interior do Estado. No decorrer do projeto, os envolvidos receberam apoio da OAB Alagoas, que realizou, junto a eles, um dia de castração para animais de pessoas carentes. Segundo o professor Pierre Barnabé, um dos colaboradores, o projeto chegou a esterilizar cerca de noventa animais até seu encerramento, no mês de maio.

O desfecho do antigo projeto não coincidiu, porém, com o fim dos problemas. “O animal de rua, que vive abandonado à própria sorte, é um reservatório de doenças – as chamadas zoonoses, que são aquelas que o bicho transmite para o ser humano”, explica o professor. Nasceu daí a ideia do Projeto Vet Popular, que se baseia na Medicina Veterinária do Coletivo, uma junção de saúde pública com bem estar animal. A iniciativa engloba quatro subprojetos: Carroceiro Vet Legal, que orientará usuários de veículos de tração animal, Pet Cidadão, que educará donos de animais domésticos com relação à natalidade, zoonoses e bem-estar animal, Esterilização de Pequenos Animais Errantes e Educação e Formação em Medicina Veterinária do Coletivo, este último voltado para os acadêmicos do curso.

Dessa forma, o projeto, que está previsto para ser iniciado em agosto deste ano, será benéfico tanto para os animais quanto para os moradores de Viçosa e de Maceió – principalmente do bairro do Trapiche da Barra –, onde atuará, melhorando a qualidade de vida dos homens e dos bichos e sua relação de amizade e respeito.

Da redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate