TRE cadastra universitários para o Programa Mesário Voluntário

TRE cadastra universitários para o Programa Mesário Voluntário

O Programa Mesário Voluntário Universitário de Responsabilidade Social, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas (TRE/AL), está com inscrições abertas para o Banco de Reserva de candidatos a mesário voluntário das Zonas E leitorais de Alagoas. O cadastro é válido apenas para eleitores de Alagoas e para o município de alistamento do voluntário.

O programa tem o objetivo de buscar a participação de universitários que demonstrem interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã. O estudante selecionado atuará no trabalho das mesas receptoras de votos e de justificativas de votos, dentro dos locais de votação, onde se encontram as seções eleitorais, ou nos postos de justificativa de votos, nos dias das eleições.

Pode ser mesário todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral que não seja membro em função executiva de diretórios de partidos políticos, candidato ou parente de candidato, entre outras restrições

Além de exercer sua cidadania colaborando com a democracia, o mesário é dispensado do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (art. 98, da lei 9.504/97). O exercício das atividades de mesário, desde que haja previsão no edital, também é considerado como critério de desempate em concurso público.

São 12 (doze) as faculdades conveniadas com o TRE/AL para o programa: FAA, FAL (Estácio), FAMA, FACIMA, Maurício de Nassau, SEUNE, Raimundo Marinho, IESC/ISESC, FAT/FAPEC, FITS, CESMAC, incluindo a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os estudantes mesários voluntários também tem certificadas 30 (trinta) horas complementares/extracurriculares nas universidades conveniadas por serviços prestados à Justiça Eleitoral. Pra se inscrever o estudante deve preencher o formulário de inscrição, que irá para o cadastro de reserva do Cartório Eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade.

As inscrições devem ser efetuadas pela internet no site do tribunal (www.tre-al.jus.br). Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AL), através do e-mail eje@tre-al.jus.br.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate