Inep apresenta Sistema Provinha Brasil para municípios alagoanos

Inep apresenta Sistema Provinha Brasil para municípios alagoanos

Técnicos da rede estadual e de municípios alagoanos conheceram, nesta quinta-feira (3), o Sistema Provinha Brasil, que vai receber os dados relativos ao desempenho das escolas públicas no exame. O encontro ocorreu na Escola Estadual José Correia da Silva Tirara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), e reuniu 62 profissionais.

Aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), a Provinha Brasil é uma avaliação que expõe o desenvolvimento das habilidades relacionada à alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática de alunos de escolas públicas matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. Estima-se que, na primeira etapa da avaliação, aplicada entre os meses de maio e junho, dois milhões de estudante de 55 mil escolas brasileiras tenham participado.

A ferramenta apresentada pelo Inep nesta quinta-feira consiste em um sistema onde as escolas deverão inserir os dados relativos ao desempenho de seus alunos na prova. Posteriormente à inserção destas informações, as unidades poderão visualizar o resultado da prova no formato de relatórios eletrônicos.

Agente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Cheila Vasconcelos, aponta as vantagens da ferramenta. “O sistema apresenta os resultados da Provinha Brasil com mais clareza para os professores, contendo também relatórios que apresentam quais ações podem ser executadas para o enfrentamento das dificuldades apresentadas pelos alunos”, destaca Cheila.

Em construção
Responsáveis pela apresentação da ferramenta, as técnicas do Inep Flávia Basso e Luana Soares contam que o sistema ainda está em fase de construção e que a reunião desta quinta-feira serviu para ouvir sugestões dos interlocutores locais acerca de melhorias que podem ser efetuadas no software.

“A partir das sugestões apresentadas pelos interlocutores locais, serão realizados ajustes na ferramenta, que estará disponível para uso a partir do dia 14. Ou seja, no período de 14 de julho até 30 de setembro, as escolas poderão inserir os resultados da primeira etapa da prova e, posteriormente, receberão os relatórios acerca do desempenho de seus alunos”, explica Luana.

Flávia conta que o sistema poderá ser utilizado pelos professores, diretores de escola e interlocutores da Provinha Brasil nas redes municipais e estadual. Ela também informa que a segunda etapa do exame será realizada neste semestre. “As provas da segunda etapa começarão a ser distribuídas em setembro e a previsão é que as escolas já comecem a inserir os resultados do exame no sistema já em novembro”, adianta.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate