Cooperação técnica visa fortalecimento da juventude rural

Cooperação técnica visa fortalecimento da juventude rural

Fortalecer a autonomia da juventude rural. Este é um dos objetivos do acordo de cooperação técnica firmado na quinta-feira (03) entre a Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Cultura, das Comunicações, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O acordo de cooperação técnica foi celebrado durante o 2º Diálogo com a Juventude Rural para o Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social, realizado em Brasília

Entre as metas da Companhia está o aumento da participação dos jovens no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para isso a Conab deverá capacitar as organizações da juventude rural na elaboração de propostas de participação no Programa. A Companhia também irá incluir os jovens rurais entre os públicos a serem priorizados nas operações com a agricultura familiar.

As ações integram o Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural e visam atender demandas específicas deste público, com foco em geração de renda e no fortalecimento das condições necessárias à permanência digna dos jovens no meio rural.

Segundo dados do IBGE, entre os anos 2000 e 2010, houve no campo uma redução de cerca de 1 milhão de pessoas em faixa etária jovem. Em 2000, a população rural era de 31.835.143 habitantes, dos quais cerca de 9 milhões eram jovens. Em 2010, essa população reduziu-se para 29.830.007 habitantes, com 8.060.454 de jovens. Adicionalmente, dados do CadÚnico (setembro/2012) apontam o alto índice de pobreza das pessoas em faixa etária jovem no meio rural: mais de 58% (cerca de 4.691.131) de jovens vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.

Conab

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate