Arquivo Público de AL disponibiliza consulta de acervo à distância

Arquivo Público de AL disponibiliza consulta de acervo à distância

Com boa parte do seu arquivo já digitalizado, o Arquivo Público de Alagoas (APA) agora promove o acesso do usuário ao seu acervo à distância. O sistema já está em funcionamento e garante praticidade e agilidade aos pesquisadores, principalmente àqueles que residem fora do Estado e precisam utilizar os serviços.

Segundo o diretor da unidade, Marcos Antônio Vasconcelos Filho, o pesquisador pode fazer as solicitações dos documentos necessários para sua pesquisa através do e-mail contato@arquivopublico.al.gov.br. Após esta solicitação, uma ficha é preenchida com todas as informações passadas pelo pesquisador, para facilitar a procura dos documentos.

Se o material solicitado estiver dentro dos direitos autorais, imediatamente é enviado para o e-mail do solicitante, mas caso não seja possível enviá-lo, toda a solicitação é mapeada, ficando disponível para o pesquisador “in loco”, facilitando, assim, o processo de consulta.

Para aqueles que desejarem ter acesso às obras de referência e apoio e instrumentos de pesquisa na própria unidade, é necessário fazer um cadastro; cujo material solicitado será liberado para consulta em até cinco dias úteis. O Arquivo Público do Estado de Alagoas (APA) fica aberto à população de segunda a sexta, das 8 às 14h. Mais informações através dos telefones: 3315-7879 e 3315-2181.

Sobre o APA

O Arquivo Público de Alagoas integra a estrutura da Secretaria de Estado do Gabinete Civil desde 2007, que divide com a diretoria da instituição a responsabilidade pela otimização de ações e processos pertinentes e essenciais ao resgate e à manutenção da importância desse órgão, depositário de acervo valioso para a cultura, história e educação da sociedade alagoana.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate