Diretora de Fundação elogia ações do Agapi em Arapiraca

Diretora de Fundação elogia ações do Agapi em Arapiraca

A gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Ely Harasawa, esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (2), com a prefeita Célia Rocha (PTB) e a equipe gestora do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), para conhecer de perto as ações que estão sendo desenvolvidas para ampliar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças do município.

O encontro ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo, e também contou com a presença do superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente da Comissão Estadual de Direitos Humanos, Cláudio Soriano.

Na ocasião, a representante da fundação paulista, que é reconhecida em todo o território nacional pelo trabalho de incentivo e apoio à disseminação de conhecimentos e cuidados com a infância no Brasil, elogiou a adoção do programa Agapi em Arapiraca.

Parcerias

“Estou emocionada com a receptividade de vocês e o empenho de toda a equipe nesse trabalho, que faremos de tudo para apoiar as ações de amparo a gestantes e crianças”, afirmou Ely Harasawa.

Emocionada, a prefeita Célia Rocha agradeceu a visita e colocou toda a estrutura de governo para que a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, equipe gestora do Agapi e demais entidades parceiras possam ampliar o trabalho, iniciado nos primeiros meses de governo, no ano passado.

“Os municípios atravessam uma fase difícil, mas tenho formação médica, na área da pediatria, e sei da importância dos cuidados com a primeira infância e o compromisso dessa equipe que está realizando esse trabalho, cujos resultados somente serão vistos daqui a dez ou mais anos”, destacou a prefeita Célia Rocha.

Em seguida, a secretária de Planejamento, professora Cícera Pinheiro, fez uma apresentação do que é o programa e as ações já realizadas desde o ano passado.

Mobilização

Implantado no início da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), com a coordenação das professoras Cícera Pinheiro, Gineide Castro e o apoio das secretarias de Planejamento, Governo, Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e de Políticas para a Mulher, bem como Conselho Tutelar e da Criança, o Agapi mostra que é possível integrar todas as áreas de atendimento às crianças e, também, a gestantes e mães em fase de amamentação e no período de desenvolvimento de meninas e meninos.

Ainda como parte das ações do Agapi, Cícera Pinheiro adiantou que os gestores receberam capacitação e também foram selecionados, por meio de estudos técnicos, dez bairros e comunidades que apresentam maior índice de vulnerabilidade social, para realização de oficinas e trabalhos de apoio a mães, gestantes e crianças.

Exemplo

Na oportunidade, a prefeita Célia Rocha recebeu das mãos das secretárias de Educação, Ana Valéria Peixoto, e de Planejamento, Cícera Pinheiro, dois kits contendo livros de pano, dedoches e fantoches que são importantes instrumentos lúdicos e pedagógicos, juntamente com livros infantis, nas creches e nas bibliotecas digitais de bairro- as Arapiraquinhas- e de outras ferramentas educacionais realizadas também nas unidades de saúde e outros espaços públicos do município.

O empresário, poeta, radialista e escritor Ronaldo Oliveira declamou para todos uma poesia, tendo como tema a gestão e a primeira infância.

Ainda como parte da visita da representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, está prevista para esta quinta-feira (3), uma vasta programação a partir das oito horas da manhã, a exemplo de entrevista nas emissoras de rádio, visita aos equipamentos públicos, como o Espaço Nascer, que está humanizando e qualificando cada vez mais o atendimento às gestantes e crianças até seis anos de idade, bem como visita ao prédio do 3º Centro de Saúde, creches, Escola de Circo, as bibliotecas digitais Arapiraquinhas, e também à comunidade quilombola de Pau d’Arco, na zona rural do município.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate