Consuni cria comitê para discutir segurança no campus da Ufal

Consuni cria comitê para discutir segurança no campus da Ufal

Os membros do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas aprovaram, durante sessão extraordinária, a criação de um Comitê de Discussão sobre a Violência e a Segurança. O objetivo é realizar discussões e estudos para fomentar a adoção de políticas e ações que resultem efetivamente em medidas que deverão ser tomadas em favor da comunidade universitária.

O comitê será formado por membros de diversas áreas, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Adufal, Sintufal, das unidades acadêmicas, indicado pelos diretores, e da Reitoria. Além disso, contará com integrantes indicados pela Secretaria de Defesa Social e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seccional Alagoas) e um pesquisador especialista na área de segurança a ser indicado pela Ufal.

Atualmente, a Ufal conta com uma parceria direta com o governo do Estado, que consiste em rondas da Polícia Militar, durante o dia e à noite, por todas as ruas do Campus A.C. Simões, em Maceió. Durante a sessão, o reitor Eurico Lôbo, presidente do Consuni, explicou que o pedido ao governo foi feito em meio a uma série de ocorrências vivenciadas pela comunidade acadêmica.

“Não podemos fechar os olhos para uma realidade que, infelizmente, está tão próxima de todos nós. Essa não foi uma decisão da Reitoria, mas algo calcado em demandas de todos. Por várias vezes, inclusive, presenciamos membros deste Conselho cobrarem um posicionamento da Ufal sobre o assunto. Então, fomos direto ao Estado, levando a reivindicação e o apoio foi imediato”, frisou Eurico Lôbo.

O reitor Eurico Lôbo reforçou, ainda, a parceria que a Ufal tem com a Prefeitura de Maceió. “A ampliação da iluminação pelas ruas do campus e a poda de árvores e o calçamento de ruas, como a obra na Avenida Paulo Holanda ao lado do Hospital Universitário [HU] são algumas de nossas iniciativas de parceria com a Prefeitura que se comprometeu e vem atendendo aos nossos chamados”, comentou.

Ações de extensão

Ainda durante a sessão, os membros do Consuni defenderam a continuidade de investimentos em projetos extensionistas que envolvam as comunidades circunvizinhas, como o Denisson Menezes, que foi construído com atuação presente da Ufal. A servidora Maria Lúcia Santos do Núcleo Temático de Assistência Social (Nutas) disse que a Universidade faz o que pode para se aproximar da comunidade.

“Além da força e do incentivo que recebemos da Ufal, conseguimos uma parceria com a Vila Olímpica [Lautenay Perdigão, no Village Campestre] para o desenvolvimentos dos projetos, mas a situação do Denisson Menezes é complicada, pois não podemos transitar por mais de duas ruas do local e temos receio em levar nossos bolsistas para as atividades”, explicou Lucinha, como é conhecida por todos.

O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, destacou o compromisso histórico da Ufal em desenvolver ações de extensão. “Em 1989, a Ufal decidiu pela aprovação de utilizar o entorno de sua localidade como área de estudos. O que nos preocupa é a situação de vulnerabilidade vivenciada pelas comunidades acadêmica e circunvizinha que, muitas vezes, nos impede de levar ações aos moradores”, salientou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate