Centro de Acolhimento do Sertão completa um mês de atividades

Centro de Acolhimento do Sertão completa um mês de atividades

Ao completar um mês de funcionamento nesse 1º de julho, o Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química – Unidade Sertão já atendeu 86 pessoas em Delmiro Gouveia. Destas, 39 foram encaminhadas para recuperação nas comunidades do Acolhe Alagoas.

Famílias de toda região do Alto Sertão alagoano estão sendo beneficiadas pelo novo equipamento, que realiza a triagem para acolhimento nas 29 comunidades conveniadas ao Estado através da Secretaria de Promoção da Paz (Sepaz), onde homens, mulheres e jovens a partir dos 12 anos podem recuperar-se da dependência química de forma voluntária e gratuita.

Além de centro de triagem, o local – que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h – é um ponto de referência para orientações sobre dependência química e a rede de atendimento aos usuários de drogas.

“Delmiro Gouveia é a cidade de origem da maior parte das pessoas que vem nos procurar, claro, mas temos percebido grande presença de moradores de Piranhas e outras cidades daqui do sertão. Algumas pessoas nos procuram também para tirar dúvidas sobre tipos de drogas ou saber onde podem encontrar grupos de autoajuda, por exemplo”, conta o assistente social Antônio Sandes, que trabalha no Centro de Acolhimento do Sertão.

Para Antônio, a presença dos Anjos da Paz na primeira semana de atividades do Centro ajudou na divulgação dos serviços e na aproximação com os próprios usuários. “Fizemos um atendimento que me marcou muito. Um rapaz deficiente visual veio aqui já quase no final do horário de funcionamento e pediu nossa ajuda para largar o crack. Disse que já estava só, morando na rua e sem a esposa, que ainda cuidava dele. Nós o atendemos e levamos para a comunidade aqui em Água Branca e ele está lá se recuperando”.

Atendimento e reinserção

Para o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, a Unidade do Sertão beneficia-se do aperfeiçoamento do trabalho do Centro de Acolhimento da capital.

“Com o passar dos anos, aperfeiçoamos a integração da rede de atendimento com os equipamentos da Saúde e Assistência Social. A família do acolhido no sertão vai ser imediatamente acompanhada para trabalhar a codependência, como fazemos em Maceió desde o começo do ano”, explica Adalberon.

O trabalho de interiorização, um dos objetivos reforçados no Alagoas Tem Pressa, está levando o serviço perto das famílias que realmente precisam e ampliando o acesso à recuperação das drogas.

“Começamos com as bases avançadas dos Anjos da Paz, ampliamos as campanhas de prevenção às drogas também nas cidades do interior e agora o Centro de Acolhimento do Sertão facilita o acesso de famílias que precisam acolher um ente querido e reconstruir suas vidas”, encerra o secretário.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate