Alagoas é o primeiro Estado a oferecer Pré-Enem na rede pública

Alagoas é o primeiro Estado a oferecer Pré-Enem na rede pública

“Nós acreditamos em vocês, por isso estamos dando o pontapé inicial a essa preparação inédita rumo ao sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio”. Foi com essas palavras que a secretária de Educação e do Esporte de Alagoas, Laudirege Fernandes, saudou os mais de mil alunos do ensino médio que lotaram o Teatro Gustavo Leite durante o lançamento do Curso Pré-Enem nesta terça-feira (dia 1º) no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá em Maceió.

Realizada em parceria com a Escola Satélite (empresa do Grupo Abril Educação),o Pré-Enem tem como objetivo preparar mais de 25 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual para o Enem 2014. Alagoas é o primeiro estado a utilizar o curso no âmbito da rede pública: até então, o Pré-Enem, criado em 2011, havia apenas sido aplicado nas melhores escolas particulares das regiões Sudeste e Sul.

“Estamos dando um salto de qualidade na preparação dos nossos alunos para o Enem, visto que este curso é ministrado por professores especialistas nas questões do exame e vai alcançar 176 escolas de nossa rede”, informou Tânia Almeida, coordenadora-geral do Pré-Enem na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Metodologia

As aulas serão ao vivo com professores do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, sendo transmitidas via satélite até o mês de novembro sempre nos dias de segunda-feira, quarta-feira e sábado.

A preparação dos alunos será no contra turno de suas aulas do Ensino Médio, totalizando 360 horas de transmissão. Quem estudar pela manhã, assistirá às aulas do Pré-Enem no período da tarde; quem estudar à tarde, terá aulas pela manhã. Além desses dois turnos, os alunos da noite e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) terão aulas aos sábados.

O diretor da Escola Satélite, Ivan Caiafa, apresentou mais detalhes sobre a metodologia usada no curso. “Durante as aulas os alunos poderão formular perguntas encaminhadas pelo professor ao instrutor da aula, como se estivesse em sala de bate-papo, passando e recebendo mensagens pela internet, dentro da nossa plataforma da web”, explicou.

Rosineide Machado Urtiga, diretora de Apoio Pedagógico da SEE, destacou os aspectos pedagógicos do curso e elogiou a iniciativa, a qual poderá triplicar ou quadruplicar a quantidade de alunos do ensino público aprovados nas universidades brasileiras por meio do Enem 2014. “Em 2013, já aumentamos em mais de 30% o número de alunos inscritos no Enem. Este ano vamos ampliar não só o número de inscritos, como também o número de aprovados”, enfatizou.

Para Camilla Teixeira Santos, 18 anos, aluna do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, no Vergel do Lago, o curso preparatório vem em boa hora. “Para termos acesso aos cursos mais disputados das melhores universidades, precisamos de uma preparação especial e, por isso, estou apostando muito nessas aulas do Pré-Enem”, afirmou a aluna, que reside no bairro da Ponta Grossa e pretende disputar uma vaga no curso de Direito.

João Vitor Lima da Costa, 17 anos, aluno da Escola Estadual Fernandes Lima, no Sítio São Jorge, quer prestar vestibular para Medicina e sabe que vai ter que estudar muito para alcançar seu objetivo. Ele promete não perder uma aula sequer do Pré-Enem. “É um diferencial importante esse preparatório via satélite. Tenho colegas em escolas particulares que não terão uma preparação como essa que a secretaria está nos ofertando”, destacou o estudante.

A cerimônia

Durante a solenidade de lançamento do Pré-Enem Alagoas, o professor Evandro Guedes, diretor da Alfacon (outra empresa do Grupo Abril Educação) proferiu palestra motivacional para os jovens presentes ao evento, relatando sua trajetória de vida e seu êxito profissional.

Com uma aula de superação e otimismo, ele encerrou sua apresentação pedindo aos alunos que estudem muito e aproveitem essa “oportunidade única”, oferecida pela secretaria. Pediu também que os alunos nunca se esqueçam de três coisas essenciais para quem quer vencer na vida: “persistência, insistência e resistência”.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate