Presidente da AMA diz que situação dos municípios é insustentável

Presidente da AMA diz que situação dos municípios é insustentável

Presidente da AMA, Jorge Dantas revela que prefeituras não têm mais como subsidiar boa parte dos programas federais nos municípios. ‘Brasília legisla sem olhar para municípios’ A entrevista da página verde está na Gazeta de Alagoas de hoje feita pelo jornalista Felipe Farias.

Fechar as torneiras. Apertar os cintos. A recomendação – já bastante conhecida dos prefeitos – será mais uma vez reforçada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) como diretriz para as finanças no segundo semestre.

Não faltam motivos para preocupação. É no período que começa o pagamento das restituições do Imposto de Renda que cai a alimentação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Uma das principais receitas para a ajuda que, em muitas cidades, representa a maior receita pública.

O governo federal incorporou programas como o Peti no chamado SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Só que os repasses só chegaram para o primeiro trimestre. E, para completar, nos municípios do semiárido, a previsão de estiagem rigorosa soa como um pesadelo.

Esse cenário, assim como a recomendação aos prefeitos, foi feito pelo presidente da AMA, Jorge Dantas. Por outro lado, a importância que os gestores municipais devem adquirir como aliados de candidatos em busca de votos nas próximas eleições credencia os prefeitos a cobrar mais de futuros eleitos.

 —
Ascom AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate