AMA e Defesa Civil fazem mutirão para elaborar decretos de emergência da seca

AMA e Defesa Civil fazem mutirão para elaborar decretos de emergência da seca

Para dar suporte técnicos aos 37 municípios do Semiárido, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) iniciou um mutirão, que segue até o dia 03 de julho, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, para elaborar os decretos de situação de emergência. Os atuais decretos têm validade até o dia 12 de julho e o documento – que é essencial para a retomada da operação carro-pipa, coordenada pela Defesa Civil – precisa ser renovado com urgência.

As chuvas que caíram em maio e junho foram insuficientes para encher açude, cisternas e barreiros, e há escassez, principalmente, na água para consumo humano. Segundo o presidente da AMA, Jorge Dantas, a orientação é que os municípios façam seus relatórios dentro dos parâmetros nacionais. “Hoje estamos na seca verde, em que nasce as pastagens, mas não junta água para o consumo humano. Estamos com três anos de seca e o caso vem se agravando”, afirmou Dantas.

A equipe técnica da AMA reforça que a operação coordenada pelo Exército continua atendendo parte dos municípios. “Já existem caminhões pipa do Exército e as próprias prefeituras contratam o serviço, mas não é suficiente para atender todo o Semiárido, principalmente a área rural”, afirmou Margarete Bulhões, coordenadora das ações da Defesa Civil na AMA.

O tenente J. Alves, da Defesa Civil, alerta que o Estado não vai fazer o decreto e os municípios precisam decretar individualmente. O mutirão capacita os técnicos municipais a terem acesso ao Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID), que envia os dados para o governo federal. “Após enviar os dados pelo sistema o Governo Federal faz uma avaliação e verifica se o caso terá ou não o reconhecimento nacional”, afirmou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate