Licença do Estaleiro de Coruripe sai em julho, diz Renan

Licença do Estaleiro de Coruripe sai em julho, diz Renan

A ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira deu novo prazo para a liberação da licença de implantação do Estaleiro do Nordeste (antigo Eisa), que deverá ser construído em Coruripe. Ele assegurou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que a licença ambiental definitiva sairá, agora, em julho.

Em fevereiro deste ano izabella recebeu o governador Teotonio Vilela Filho em audiência e havia prometido liberar a licença em abril deste ano, mas o prazo não foi cumprido pelo Ibama. Em parte o atraso se deu por conta da demora dos empreendedores na entrega de documentos.

A licença vai permitir o início das obras do Estaleiro no município de Coruripe.

A assessoria do senador distribuiu texto sobre o prazo dado pela ministra:

Renan anuncia licença definitiva para estaleiro para julho

Na audiência que manteve com o Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, assegurou ao senador alagoano que a licença ambiental definitiva, que vai permitir a instalação do Estaleiro no município de Coruripe, sairá agora no próximo mês, em julho.

De acordo com o processo que tramita nos órgãos ambientais do governo, a licença estava prevista para março, foi adiada para abril, quando o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) pediu estudos adicionais. Após esta análise sairá a licença definitiva que vai permitir a instalação do estaleiro.

“É, sem dúvida, uma informação que alegra a todos os alagoanos, uma vez que ele implica em novos investimentos com a capacidade de ajudar a transformar perfil sócio-econômico do Estado. Este investimento é, portanto, fundamental para o nosso desenvolvimento”, comemorou o Senador Renan.

O Conselho do Fundo de Marinha Mercante concedeu prioridade para o financiamento do Estaleiro EISA em Coruripe. O valor do financiamento é de R$ 2 bilhões. O crédito já havia sido aprovado anteriormente, mas com a demora na concessão da licença ambiental, ele precisou ser renovado. O empreendimento tem capacidade para gerar mais de 5 mil empregos diretos no Estado de Alagoas.

“A licença definitiva é nossa prioridade neste momento para que as outras etapas para, efetivamente, instalar o estaleiro, possam ser ultrapassadas”, disse o Senado Renan.

Durante a mesma audiência, o Senador Renan Calheiros aproveitou e solicitou à ministra do Meio Ambiente a concessão emergencial de 10 vagas para lanchas em acesso às piscinas naturais de Maragogi. A concessão implica em 60 novos lancheiros a terem trabalho e outras 120 pessoas envolvidas com setor turístico.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate