Rui Palmeira ‘acha cura’ para o calo de sua gestão, a Saúde

Rui Palmeira ‘acha cura’ para o calo de sua gestão, a Saúde

Na campanha de 2012 a Saúde ganhou atenção de todos os candidatos à prefeitura da capital. Era – e continua sendo – o setor apontado como um dos piores pelo maceioense.

Depois que assumiu, o prefeito Rui Palmeira avisou que a situação era pior do que ele e sua equipe imaginavam.

Gente trabalhando sem contrato, unidades de saúde em situação de penúria… Faltava de tudo, até perspectivas para resolver o imbróglio, por conta do desarranjo administrativo e da falta de experiência dos primeiros gestores da Pasta no serviço público.

Ao nomear, no começo de maio deste ano, a médica Sylvana Medeiros para a Secretaria de Saúde de Maceió Rui Palmeira parece ter feito uma nova aposta. Depois de tentar com dois secretários escolhidos dentro do seu grupo, ele foi buscar “fora” uma profissional experiente na gestão da saúde pública. Sylvana estava na secretaria adjunta da Saúde do Estado quando foi convidada para o cargo.

Agora, quase dois meses depois, o prefeito de Maceió acredita ter encontrado na médica Sylvana Medeiros o “remédio” para curar o “calo” de sua gestão: a Saúde.

“Acredito que a Sylvana vai avançar rumo as melhorias que nossa cidade tanto precisa”, aponta.

Além de reformar e equipar 34 postos de saúde que “herdou” aos frangalhos, Rui Palmeira espera melhorar a gestão na saúde partir do recenseamento de servidores que será feito no segundo semestre: “vamos começar o processo pela Saúde, onde enfrentamos as maiores dificuldades”

Por conta dos limites da LRF e das dificuldades em contratar pessoal, Rui vai administrar as UPAs através de OS: “no momento é nossa única opção”, diz. A UPA do Trapiche que já está sendo equipada deve funcionar ainda no segundo semestre do ano.

Um papo sobre tudo

Coversei com Rui Palmeira essa semana sobre vários temas – inclusive sobre política. Nos próximos dias vou postando, aqui, o conteúdo da entrevista que realizei com o prefeito em seu gabinete.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate