Valter Acioly toma posse como novo procurador de Justiça do MPE/AL

Valter Acioly toma posse como novo procurador de Justiça do MPE/AL

Em reunião extraordinária solene do Colégio dos Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), na manhã de quarta-feira (18), o então promotor de Justiça Valter José de Omena Acioly tomou posse do cargo de procurador de Justiça, passando a responder agora pela 4ª Procuradoria de Justiça Cìvel. Na segunda-feira, Valter Acioly, foi escolhido por unanimidade pelos membros do Conselho Superior do MPE/AL.
Em respeito à tradição do Colégio, o mais recente membro do colegiado, Paulo Roberto Marques dos Anjos, falou em nome dos demais procuradores de Justiça. Paulo dos Anjos destacou o perfil profissional e humanista de Valter Acioly e elogiou o zelo do amigo na defesa do interesse público e em benefício da população de Arapiraca, tal como de todo o povo alagoano.

“Trata-se de um homem que se sente bem fazendo o bem, para quem quer que seja, dos mais abastados aos mais simples. São 30 anos como promotor de Justiça trabalhando em prol das pessoas que mais precisam, principalmente na defesa de crianças, jovens e, nos últimos tempos, dos idosos. O Ministério Público e a sociedade só têm a ganhar com o seu ingresso nesse egrégio colegiado”, disse.

Após assinar o termo de posse, o novo procurador de Justiça e também aniversariante do dia agradeceu aos pais, familiares, amigos e a cada membro presente pela promoção ao colegiado.

“Esse momento é muito importante para qualquer promotor de Justiça, que sonha, desde o ingresso no Ministério Público Estadual, em integrar a cúpula da instituição. Do mesmo jeito que me dediquei a função de promotor por tantos anos, quero me empenhar em continuar sendo útil a este órgão e à sociedade alagoana. Estou certo de que terei o apoio de todos os procuradores de Justiça para fazer o melhor neste novo desafio. Não faltarei à confiança que os senhores depositaram em mim”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, mostrou-se satisfeito com a ascensão de Valter Acioly e anunciou a entrega da comenda de Mérito do Ministério Público do Estado de Alagoas aos dois mais novos membros do colegiado. “Tenho a ventura de, na minha gestão como presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, entregar a maior honraria desta Casa a Paulo dos Anjos e a Valter Acioly. A entrega das comendas completa esta manhã radiosa, que teve início com a cerimônia de posse do novo procurador”, comemorou.

Coube aos veteranos do colegiado Geraldo Magela Barbosa Pirauá e Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, entregarem a comenda aos homenageados. A honraria é concedida a cada membro do MPE/AL ao serem promovidos ao cargo de procurador de Justiça. “Estou mais feliz hoje do que no dia em que tive acesso à minha cadeira neste Colégio. Valter Acioly é um homem preparado, honrado, trabalhador e humanista que dedica sua vida ao outro. Paulo dos Anjos é tão digno quanto o amigo. Os dois estão à altura desta homenagem”, afirmou Márcio Roberto.

Na sessão extraordinária do colegiado comandada pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá, estiveram presentes os procuradores de Justiça Luiz Barbosa Carnaúba, Geraldo Magela Barbosa Pirauá, Walber José Valente de Lima, Lean Antônio Ferreira de Araújo, Antiógenes Marques de Lira, Dilmar Lopes Camerino, Vicente Felix Correia, José Artur Melo, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz, Marcos Barros Méro e Paulo Roberto Marques dos Anjos.

Também compareceram à solenidade os promotores de Justiça Antonio Jorge Sodré Valentim de Souza, Luiz de Albuquerque Medeiros Filho, Coaracy José Oliveira da Fonseca, José Antônio Malta Marques, José Carlos Silva Castro, Almir José Crescêncio, Adriana Gomes Moreira dos Santos, Humberto Henrique Bulhões Barros Paula Nunes e Roberto Salomão do Nascimento, além de servidores e familiares e amigos de Valter Acioly.

Unanimidade
Por unanimidade, durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas, o promotor titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, Valter José de Omena Acioly, foi escolhido para ser o mais novo procurador de Justiça de Alagoas. Ele vai assumir a vaga deixada após a aposentadoria do procurador Artran de Pereira Monte. O critério avaliado foi o de merecimento.
A reunião do Conselho ocorreu na tarde de segunda-feira e, dela, participaram o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e os procuradores Geraldo Magela, Marcos Barros Méro, Dilmar Lopes Camerino, Lean Araújo, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e Vicente Felix Correia. Este último, substituiu o corregedor-geral do MPE/AL, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que tem assento permanente no órgão.
Três promotores de Justiça disputaram a titularidade do cargo da 4ª Procuradoria de Justiça Cível, antes ocupada pelo procurador Artran de Pereira Monte. Além de Valter José de Omena Acioly, participaram da concorrência Luiz de Albuquerque Medeiros Filho e Isaac Sandes Dias. A votação pelo nome de Valter aconteceu de forma unânime.
“O Valter Acioly sempre foi um expoente do Ministério Público do qual nos orgulhamos muito. É um promotor dedicado, tem muita sensibilidade e é estimado por todos os colegas. Foi uma grande aquisição do Egrégio Colégio de Procuradores e tenho a certeza que ele brilhará na defesa dos interesses do nosso povo e da sociedade alagoana”, declarou Sérgio Jucá, procurador-geral de Justiça.
“Eu me sinto imensamente feliz e emocionado em saber que fui escolhido por todos os colegas, especialmente porque foram votos dados de forma espontânea. Comprometo-me a estudar muito para, assim, dar o meu melhor e, claro, também quero aprender com a experiência dos procuradores que já integram o Colégio”, afirmou Valter Acioly.

Posse
Valter José de Omena Acioly será empossado no cargo de procurador durante reunião extraordinária solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a ser realizada às 09h da manhã desta quarta-feira (18), conforme previsto no artigo 8º, inciso XVIII, do Regimento Interno do referido Colegiado.
Ao longo de 30 anos dentro da carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas, Valter Acioly já atuou em diversas áreas que precisam da intervenção de um promotor de Justiça, a exemplo da Infância e Juventude, mas, foi lidando com as demandas que envolvem idosos em situação de risco que ele encontrou a maior realização profissional.
Até então, ele estava titular da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, que atua na defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos relativos ao idoso e a pessoa com necessidades especiais.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate