Observatório Astronômico bate recorde de visitantes

Observatório Astronômico bate recorde de visitantes

Com cinco anos de existência, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) se configura como um espaço ativo de desenvolvimento de conteúdos escolares e científicos dentro do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Em 2013, as atividades realizadas pelo observatório contaram com a participação de 35.492 pessoas, recorde que corresponde a quase o triplo de 2010, ano em que teve 12.615.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), com o apoio de instituições como a Usina Ciência, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEEAL) e Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeal), o único observatório astronômico de Alagoas desenvolve ações durante o ano todo em dois campos de atuação: ensino e divulgação científica.

Frequentemente. o espaço realiza cursos, oficinas, semanas temáticas, observações públicas, sessões no planetário digital, exposições itinerantes, palestras e seminários. Além disso, o Observatório também apresenta um programa de Iniciação Científica, o Inicia, destinado prioritariamente para estudantes de escolas públicas estaduais.

Para descentralizar as ações e ampliar a atuação do espaço, as atividades também são realizadas fora do prédio, como é o caso do projeto Um Olhar no Céu. Desenvolvido em parceria com a Usina Ciência, o observatório desenvolve exposições astronômicas, maquetes, planetário e telescópios a 16 escolas em todo o Estado, contabilizando 6.169 participantes no ano passado.

O mesmo objetivo tem o Paisagens Cósmicas, que expõe pôsteres das paisagens do universo nas escolas da rede pública estadual.

Segundo o coordenador do Observatório, professor de Física Adriano Aubert, as exposições contribuem para o maior alcance das atividades promovidas pelo observatório, já que se deslocam até as unidades escolares. A informação é confirmada pela planilha de ações do Observatório, que aponta a atividade como a que tem maior participação de pessoas desde 2009, primeiro ano de funcionamento do espaço, até 2013.

“Os projetos itinerantes têm a proposta de levar as atividades do Observatório para os ambientes escolares durante um dia inteiro. Com isso, aproximamos a comunidade escolar dos temas astronômicos, complementares aos conteúdos curriculares vistos em salas de aula”, explicou.

Todas as ações do Observatório podem ser acompanhadas pela internet, através do blog www.oagll.blospot.com.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate