Queda de 40% no FPM compromete serviços em municípios alagoanos

Queda de 40% no FPM compromete serviços em municípios alagoanos

Com uma queda de 40% em relação ao mesmo período de maio, os prefeitos alagoanos foram surpreendidos hoje com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. A estimativa da Receita Federal era de uma redução de 16%. Uma situação que, segundo o presidente da AMA, Jorge Dantas, “inviabiliza todo planejamento financeiro existente.” Há dois anos os prefeitos lutam por uma recuperação do fundo que vem caindo desde que o governo federal implantou as isenções na linha branca dos eletrodomésticos e carros.

O presidente da AMA, que vem participando de reuniões mensais com os ministros da Casa Civil, Relações Institucionais e Economia, entende que essa é uma situação que precisa ter uma definição urgente. “Desde a Marcha, até agora só tivemos promessas. O Governo Federal acenou com o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sendo 0,5% em 2015 e mais 0,5% (acumulando em 1%) em 2016.”

Essa queda reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população, diz o prefeito de Quebrangulo Manoel Tenório. “O governo Federal está indo na contramão da luta pela recuperação do FPM. Estamos vivendo com limitações na receita e uma nova queda acentua a crise que estamos vivenciando”, acrescenta.

Já a CNM lembra os gestores municipais que até outubro, as previsões não são boas e orienta para que façam o controle das despesas a fim de enfrentar os próximos meses.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate