Estado garante reinserção de acolhidos no mercado de trabalho

Estado garante reinserção de acolhidos no mercado de trabalho

A Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) firmou acordo, esta semana, para reinserção no mercado de trabalho de dependentes químicos que completem o processo de recuperação no Programa Acolhe Alagoas – programa de governo de apoio a pessoas em risco de vulnerabilidade social como os dependentes químicos. A parceria foi feita com o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) e será uma das ações do “Programa Recomeçar”.

De acordo com a parceria, na própria comunidade acolhedora serão identificadas aquelas pessoas com experiência na construção civil, mesmo que informal, conforme acertaram o superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz, Luan Gama, e o presidente do Sinduscon, José da Silva Nogueira Filho.

Foi analisada a realização de cursos para capacitação dos acolhidos e o acompanhamento psicossocial daqueles que ingressarem no projeto.

“Por hora, já foi definido que será encaminhada uma lista com pessoas que já tenham experiência em auxiliar de pedreiro. A reinserção do acolhido – seja no mercado de trabalho, seja no convívio social e da família -, é essencial para que o dependente químico em recuperação refaça sua vida longe das drogas”, explicou o superintendente Luan Gama.

O próximo passo será a reunião com outros representantes do Sinduscon para definir as questões técnicas para o início da ação. Esta parceria é o desenvolvimento da apresentação do Acolhe Alagoas aos diretores da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), no final do mês de abril, destacando o papel dos líderes empresariais na reinserção dos acolhidos no mercado de trabalho.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate