Rejeição e conhecimento devem decidir eleição no 1º turno

Rejeição e conhecimento devem decidir eleição no 1º turno

O governador Teotonio Vilela Filho pretendia manter o senador Benedito de Lira no governo para recorrer ao seu apoio ou para lhe apoiar num eventual segundo turno na disputa para o governo.

Ao que parece essa estratégia de unir forças numa segunda rodada pode dar errado não só porque os ânimos ficaram acirrados, mas principalmente porque a eleição pode ser resolvida já no primeiro turno.

A pesquisa do Ibope, encomendada pelo PMDB, e divulgada neste domingo pela Gazeta de Alagoas mostra que Renan Filho teria mais votos do que a soma dos seus adversários. Os números são de 35% para o candidato do PMDB, 25% para Benedito de Lira, do PP, 5% para Eduardo Tavares, do PSDB e 2% para Mário Agra, do PSOL, os quatro nomes que devem disputar o governo estes ano.

Ainda é cedo para uma avaliação mais aprofundada do quadro eleitoral, mas o resultado da pesquisa mostra que a eleição hoje, favorece uma vitória do PMDB no 1º turno. Isso porque o principal adversário de Renan Filho, Benedito de Lira, que tem um alto índice de rejeição (33%) e baixa capacidade de crescimento porque é o mais conhecido (nível de conhecimento acima de 75%).

Em outras palavras, Biu está próximo do seu “teto” eleitoral. É claro que tudo pode mudar com o surgimento de fatos novos.

Nesse cenário, a maior ameaça a uma vitória de Renan Filho seria Eduardo Tavares. Ele apareceu com 5% já na sua primeira pesquisa e como é pouco conhecido tem maior capacidade de crescimento. O candidato tucano terá que se esforçar muito não só para crescer, mas também para evitar uma “disparada” de Renan Filho.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate