Detran/AL lança campanha de conscientização sobre uso do celular

Detran/AL lança campanha de conscientização sobre uso do celular

O uso do celular virou constante nas relações pessoais. É possível observar em restaurantes, reuniões, cinemas e até no trânsito pessoas conectadas o tempo inteiro. Com base nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lançou nesta sexta-feira (30) uma campanha educativa e publicitária que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre os riscos de utilizar o telefone celular ao volante e reduzir o índice de acidentes no trânsito.

Nos últimos cinco anos foram lavradas 81.732 infrações de motoristas que dirigem ao mesmo em que usam o celular. Segundo a coordenadora Setorial de Infrações do Detran/AL, Ângela Oliveira, esse tipo de infração é a segunda mais cometida em Alagoas, perdendo apenas para o excesso de velocidade.

A campanha do Detran/AL, direcionada aos condutores, tem foco no risco de se manter conectado enquanto dirige, pois a prática reduz a atenção no trânsito podendo causar acidentes, uma vez que tira a atenção das pessoas no trânsito.

De acordo com o gerente de estatística do Detran, Renan Durval, um veiculo na velocidade de 60km/h percorre o equivalente a 17m/s. “Em um segundo que o condutor desvia a atenção para o telefone celular e demora a frear, significa que o veiculo andará mais 17m até parar. O que pode ser a diferença entre a vida e a morte”, explicou.

Pesquisa recente realizada pela Universidade de Chicago aponta que é mais difícil resistir à tentação de acessar as redes sociais do que dizer não a bebidas alcoólicas e ao cigarro. O estudo mostra que a dependência pelo uso do aparelho telefone tem levado muitas pessoas a procurarem ajuda especializada. No Brasil, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Ipq-HCUSP) revelou que 25% dos seus pacientes são viciados em redes sociais, sobretudo Facebook e Twitter.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate