Agora é oficial: AL recebe certificação internacional de zona livre de aftosa

Agora é oficial: AL recebe certificação internacional de zona livre de aftosa

Com uma “simples” cópia em mãos os integrantes da missão de Alagoas que participou da reunião OIE, em Paris, vibrou como se fossem jogadores da seleção de futebol levantando a taça da copa.

Os alagoanos receberam a certificação internacional que inclui o Estado como zona livre de aftosa com vacinação. O “papel”, entregue na França, põe fim a uma espera de 15 anos.

Álvaro Almeida (Faeal), Zé Marinho (Seagri), Marcelo Lima (Adeal), Domício Silva (ACA), Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros (CPLA) representaram Alagoas na reunião da OIE e subiram juntos com a delegação brasileira para receber o certificado internacional reconhece o estado como zona livre de aftosa com vacinação.

Daqui por diante as porteiras estão abertas para a agropecuária do Estado, um setor que tem mais 35 produtores – a maioria pequenos e gera mais de 25 mil empregos diretos.

“É uma grande conquista para todos nós. Esperamos mais de 15 anos por isso. Essa no entanto é uma vitória de todo o setor produtivo, do estado e do povo de Alagoas. Em nome dos produtores quero agradecer a todos, em especial ao governador Teotonio Vilela Filho e, in memorian, ao companheiro João Batista Melo, que era superintendente federal de agricultura no nosso estado e muito contribuiu para este momento”, aponta Álvaro Almeida, presidente da Faeal.

A assessoria da Faeal distribuiu texto sobre o evento, que pode ser lido a seguir:

OIE reconhece sanidade do rebanho brasileiro de oito estados

“Foram 14 anos de muito trabalho até o reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação”, afirma presidente da FAEAL

Maceió (29/05) – A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou a sanidade do rebanho brasileiro e declarou erradicada a febre aftosa nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o norte do Pará. Com isto, toda a região Nordeste está, oficialmente, livre doença, embora a maioria dos estados ainda tenha que vacinar os animais duas vezes por ano. A condição sanitária foi atestada nesta quinta-feira (29), pelos 178 países integrantes da OIE, reunidos em Paris, França.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), Álvaro Arthur Lopes de Almeida, comemorou a decisão. “A classificação do nosso rebanho era de risco desconhecido. Foram 14 anos de muito trabalho, até o reconhecimento da área como de médio risco e, agora, livre de febre aftosa com vacinação”, afirmou.

Para ele, o posicionamento da OIE vai impulsionar a atividade pecuária do Estado de Alagoas, até aqui restrita ao comércio de animais para estados onde também havia risco médio da doença. “Além de estimular a pecuária, o trânsito fica legalizado e caem as barreiras para os produtos lácteos”, explicou Álvaro Almeida. O presidente da FAEAL lembrou, ainda, a excelente qualidade genética do rebanho de seu estado, composto principalmente pelas raças zebu, holandês e girolando.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate