Alagoas será anunciado como zona livre da febre aftosa nesta 5ª feira

Alagoas será anunciado como zona livre da febre aftosa nesta 5ª feira

Alagoas finalmente terá o reconhecimento internacional como Estado de zona livre da febre aftosa com vacinação. Isso porque está marcado para esta quinta-feira (29) o anúncio oficial desse estágio, através da certificação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), durante cerimônia em Paris, na França.

O evento reúne representantes do mundo todo e mostra um cenário mundial sobre a saúde animal.
Para chegar a esse estágio, o Estado enfrentou dificuldades no setor agropecuário pelos quase 15 anos que passou como zona de risco, causando inclusive impactos econômicos já que diversos produtores ficaram impossibilitados de comercializar para outras regiões.

Uma das ações para mudar o cenário foi a criação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a conscientização dos criadores, entre outras iniciativas focadas na mudança, Alagoas bateu recorde nas campanhas de vacinação.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que irá participar da cerimônia junto a outros representantes do Estado e do mundo no setor, o dia 29 de maio de 2014 ficará na história de Alagoas como a data que marca o retorno do setor pecuário de Alagoas ao mundo.

“Esperamos muito por este anúncio e graças a um trabalho em conjunto, e a confiança dos produtores do nosso Estado, alcançamos esta conquista. O governador Teotonio Vilela e toda equipe de Governo incentivaram diversas ações que nos trouxeram até aqui. A criação da Adeal, os investimentos nas campanhas de vacinação, trabalhos educativos para conscientização, entre outros”, ressaltou José Marinho.

O rebanho alagoano é formado por mais de 1,2 milhão de animais e o grande desafio agora é manter o controle e deixar para sempre Alagoas na zona livre de aftosa.

A comitiva alagoana que seguiu no fim de semana para Paris para receber o anúncio é formada pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas, Domício Silva, presidente da Associação de Criadores de Alagoas, Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, e Marcelo Lima, presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.
A certificação será anunciada pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate