Criador alagoano cria novo sistema de ordenha de búfalos

Criador alagoano cria novo sistema de ordenha de búfalos

A Fazenda Castanha Grande pertence, há 180 anos, a uma família tradicional de plantadores de cana-de-açúcar no município de São Luis do Quitunde. Alberto, sexta geração dos Gusmão Couto, decidiu criar búfalos. Em 1984, o criatório começou com búfalos de corte e, a partir de 1992, partiu para a criação, também, de búfalos de leite.

Formado em engenharia civil, Alberto deixou a profissão para se dedicar a cadeia produtiva dos bovinos. Ele cria, industrializa o leite e comercializa. “Começamos com nossa queijaria em São Luis do Quitunde e já temos um segundo ponto de venda que fica as margens da rodovia de acesso ao município na AL 113”, destaca o criador, que ganhou prêmios com os queijos produzidos em sua propriedade.

Para expandir o conhecimento da criação de búfalos, Alberto se dedicou ao mestrado em zootecnia para estudar o comportamento dos bovinos. “Percebi que estava precisando adquirir conhecimento, fiz o mestrado e já defendi minha tese. Hoje eu sou mestre em etologia do animal”, afirma.

Alberto destaca ainda a parceria com as principais instituições de ensino superior de Alagoas, Pernambuco e até da Bahia para auxiliar nas aulas práticas com os animais. Além das palestras nacionais e internacionais ministrados pelo criador e os livros publicados com sua linha de pesquisa sobre comportamento dos búfalos para uma melhor produção leiteira.

A maior descoberta de Alberto é o sistema de ordenha de búfalos que não precisa trazer o bezerro para perto e estimular a produção de leite. “A ordenha sem bezerro é uma descoberta nossa e está sendo levada para outros estados do Brasil. Já recebemos visita de produtores da Argentina para adotar nosso sistema de ordenha e na Colômbia já adotaram nossa descoberta”, finaliza Alberto Couto.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate