Saúde reforçada com 900 profissionais durante a Copa do Mundo

Saúde reforçada com 900 profissionais durante a Copa do Mundo

Novecentos profissionais reforçarão a estrutura montada pelo governo de Pernambuco para a operação de saúde durante a Copa do Mundo de 2014 no Recife.

Embora os problemas de saúde não tenham sido, historicamente, comuns na realização dos mundiais – com um percentual de atendimentos que atinge apenas 0,2% dos torcedores, que em sua maioria têm planos privados –, o governo garante que uma megaestrutura será montada não só no entorno da Arena Pernambuco, mas principalmente na rede pública e privada da Região Metropolitana do Recife para receber possíveis pacientes, brasileiros ou estrangeiros.

Mais de 200 mil turistas são esperados no Estado e, consequentemente, na Arena. A principal aposta, já usada com sucesso na Copa das Confederações, em 2013, será a Unidade Avançada de Apoio à Saúde (UAA), uma estrutura instalada a 600 metros da Arena, para onde todos os torcedores devem se dirigir para receber atendimentos rápidos.

A unidade contará com salas de triagem, nebulização e vermelha – para casos clínicos e traumáticos graves –, posto de enfermagem e 12 leitos de observação. Começará a atender seis horas antes dos jogos e encerrará duas horas depois. Terá dois médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

“A UAA será o posto mais próximo da Arena, totalmente equipado e com suporte para fazer os primeiros atendimentos, estabilizar os pacientes e indicar, em caso de necessidade, a melhor unidade para transferência. Mas toda nossa rede de saúde pública, ampliada em 80% desde o início da gestão, estará a postos para receber os pacientes da Copa.

Capacitamos 3,5 mil profissionais de saúde para atuarem em emergências. Estamos prontos para o Mundial”, garantiu a secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque. O Estado aposta, principalmente, no know-how adquirido durante os últimos Carnavais, quando 1,3 milhão de turistas passaram por Pernambuco. O esquema da saúde pernambucana começará no dia 9 de junho e seguirá até o dia 13 de julho.

Dentro da UAA também funcionará o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), responsável pelo monitoramento de informações e eventuais ocorrências na Arena. Haverá, ainda, três unidades de suporte básico e uma de suporte avançado (com UTI) do Samu, além de três ambulâncias para remover pacientes, caso necessário, e encaminhá-los para outros hospitais. Além disso, a Central de Regulação funcionará durante 24h, com o apoio de 109 profissionais.

A grande aposta do Estado é que o número de atendimentos seja pequeno. Segundo a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ivete Buril, durante a Copa das Confederações o máximo de pessoas atendidas pela UAA foram 16.

“A expectativa é que não haja atendimentos ou que eles sejam poucos, até porque a maioria dos torcedores, principalmente os turistas, possuem planos de saúde”, ponderou. Para garantir o atendimento privado, o Estado se articulou com operadoras de planos de saúde para remoção de pacientes da saúde suplementar para os determinados hospitais.

Municípios Alagoanoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate