Renan, Biu e ET disputam curtidas de eleitores nas redes sociais

Renan, Biu e ET disputam curtidas de eleitores nas redes sociais

É difícil avaliar hoje qual será, de fato, o peso das redes sociais – especialmente o Facebook e o Instagran – nas eleições deste ano. Botar a cara na internet pode  até não acrescentar votos aos  candidatos, mas ninguém que sonhe em disputar voto  de opinião pode ficar defota.

De olho nesse filão eleitoral, os principais nomes na disputa ao governo de Alagoas estão caprichando nos seus perfis nas redes sociais.

Até o momento o deputado federal Renan Filho (PMDB) lidera essa corrida no Face com certa folga. Até as 13h desta sexta-feira, 23 ele tinha 42.293 curtidas. Ele vem seguido pelo senador Benedito de Lira (PP), com 11.494 curtidas. Os dois estão com suas páginas ativas desde o início de 2013.

O “estreante” nas redes,como candidato, é Eduardo Tavares (PSDB). Ele começou bem, se comparado  com os outros candidatos. Em menos de um mês ET já conseguiu 5.714 curtidas. Como seu ritmo tem sido mais intenso, mantido o quadro atual, ele deve alcançar Benedito de Lira nos próximos 30 a 40 dias.

Mostrando a cara

As páginas oficiais funcionam como agenda positiva e mostram o dia a dia dos candidatos. Quem visitar o Face de ET vai perceber que ele tem andado muito pelo interior, participando de encontro com lideranças comunitárias e políticos. O candidato do PSDB passa cumprir uma agenda similar a de Benedito de Lira. No momento ele leva vantagem porque é o único que está 100% dedicado à campanha, enquanto Renan Filho e Benedito de Lira precisam passar pelo menos três dias da semana no Congresso Nacional, em Brasília.

Talvez por conta desse “detalhe” o deputado federal Renan Filho já tenha anunciado que deve tirar uma licença para se  dedicar à campanha. Já Benedito de Lira não deu sinais de que fá o mesmo.

O bem e o mal

Na minha opinião,  as redes sociais podem não dar votos, mas certamente tem o poder de tirar votos, constrangendo eleitores e candidatos. Tanto é que, como antecipou o jornalista Luiz Vilar, “Benedito de Lira (PP) anda atento ao que é divulgado contra sua candidatura nas redes sociais. O pepista entrou com uma ação, junto ao TRE/AL, contra a rede social Instagram para que o perfil @conhecabiu fosse retirado do ar. A ação foi impetrada pelo advogado Marcelo Brabo e teve liminar apreciada e deferida”.

O advogado explica que o as informações do perfil que divulga notícias negativas em relação Biu “são inverídicas”. Renan Filho (PMDB) também vem sendo criticado por outros perfis: @forarenan e @renaofilho.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate