Lacen faz treinamento para obter certificado de qualidade técnica e gestão

Lacen faz treinamento para obter certificado de qualidade técnica e gestão

Garantir uma assistência laboratorial eficaz e dentro das normas de conduta exigidas pelo Ministério da Saúde (MS). Com esse objetivo o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) realiza até esta quinta-feira (15) um treinamento com seu corpo técnico.

Os participantes assistiram a aulas sobre medição de dados e aprovação de verificação de calibração, todas ministradas pelo professor da Universidade de Campinas Celso Saraiva. De acordo com a gerente de qualidade, biossegurança e saúde dos trabalhadores, Norma Acioli, o treinamento representa mais uma etapa vencida pela instituição para receber os certificados ISO 15.189 e ISO/IEC 17025, que estabelecem os requisitos de qualidade e competência técnica para laboratórios clínicos.

“O recebimento dos selos é um requisito do Ministério da Saúde para o repasse de recursos e reconhecimento da competência técnica do laboratório. A gestão estadual está comprometida em realizar as capacitações e ajustes necessários, garantindo ainda mais confiabilidade e credibilidade dos resultados analíticos do Lacen”, explicou Norma Acioli.

Ainda de acordo com a gerente, o laboratório deve desenvolver sistemas de gestão para qualidade, operações técnicas e administrativas de laboratórios.

Norma lembrou que o Lacen é uma instituição que conquistou ao longo de sua história a confiança de todos os alagoanos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Lacen atende a toda a população do Estado e assumiu o compromisso de atender a todas as exigências técnicas”. Com estas ações, segundo Norma Acioli, “o serviço irá manter sua posição referencial em Alagoas”, reforçou a gerente.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate