Pequenos produtores rurais de Traipu recebem mais de 12 toneladas de sementes

Pequenos produtores rurais de Traipu recebem mais de 12 toneladas de sementes

Quase 800 produtores rurais de Traipu receberam sementes de milho, feijão e sorgo na manhã da quinta-feira (8). As 12 toneladas e meia de sementes serão utilizadas pelos pequenos agricultores para cultivar suas terras. A produção dos alimentos abastecerá suas famílias e o comércio com o excedente. O material foi entregue pela Prefeitura Municipal de Traipu em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) no Ginásio de Esporte Ribeirão.

Um total de 738 famílias cadastradas em 35 associações de pequenos produtores rurais de Traipu foram beneficiadas com a doação das sementes. Com a distribuição, 27 associações receberam 7.000 kg de feijão de arranca, 5.000 kg de milho e 500 kg de feijão de corda. As outras oito associações são de produtores de leite do município e receberam 500 kg de sorgo forrageiro, que alimenta o gado reduzindo os custos de produção de leite e da carne, beneficiando os produtores.

De acordo com Priscila Palmeira, secretária executiva da Secretaria Municipal de Agricultura, as sementes chegaram ao final de abril, junto com o início do período de chuvas no município, e todos os pequenos produtores rurais cadastrados nas associações foram contemplados. “Caso ainda haja algum agricultor que não está cadastrado, basta comparecer a uma associação com o número do CPF e solicitar a inclusão. Essa distribuição de sementes é feita uma vez ao ano e sempre quando começa o período das chuvas”, explica.

Para a prefeita Conceição Tavares, a distribuição das sementes tem o objetivo de incentivar o trabalho dos pequenos agricultores ao dar-lhes condições de gerar renda e mais qualidade na alimentação familiar. “Nosso desejo é que a agricultura traipuense permaneça forte com o incentivo ao plantio e a colheita. Queremos ver alimentos nas mesas e a movimentação no comércio com a venda dos excedentes da produção. Criamos o ambiente favorável para que os cidadãos mudem a realidade de suas vidas por meio de seu próprio suor”, pontua Conceição.

Ao final do evento, Priscila Palmeira lembrou os produtores sobre a reserva de sementes. “Reservar sementes é guardar o que for necessário para garantir o plantio do próximo ano. Se cada produtor conseguir estocar de 5 a 10% de sua produção, eles não precisarão mais dessa ajuda ou não dependerão totalmente dela”, explica. Participaram da entrega das sementes os vereadores José Valter dos Santos, Genivaldo Rosa e Cavalcante. Além deles, também acompanhou o evento o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Diogo Chaves, que auxilia as associações de produtores de leite.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate