Juiz manda ‘avaliar’ bens do Grupo JL e sinaliza venda de ativos

Juiz manda ‘avaliar’ bens do Grupo JL e sinaliza venda de ativos

Já disse e repito: após de seis anos de indefinição, a Justiça de Alagoas decidiu acelerar o processo de falência do Grupo João Lyra.

Desde que foi decretada a falência, em 19 de fevereiro deste ano, várias decisões já foram tomadas – entre elas a posse do administrador judicial Ademar Fiel, sua renúncia e a posse do novo administrador judicial, em abril deste ano, o advogado Carlos Franco.

Outra importante decisão já tomada pelo novo juiz da Comarca de Coruripe, Mauro Baldini, foi a realização da Assembleia de Credores da massa falida da Laginha Agroindustrial S/A, que acontecerá não o próximo  dia 22 de maio.

Atendendo pedido do administrador judicial, o  juiz autorizou, esta semana, a contração de uma empresa para avaliar os bens do Grupo JL. Teria sido esta decisão o pivô da crise que levou o empresário João Lyra a se indispor com Carlos Franco. Ameaças ao administrador levaram o juiz a proibir a entrada de João Lyra em suas empresas.

A avaliação dos bens sinaliza que o administrador e o juiz vão defender a venda de ativos da Laginha para a quitação das dívidas da massa falida que são estimadas, hoje, em mais de R$ 1,2 bilhão.

Assembleia de Credores decidir o destino de todas as empresas. O comitê de credores vai manter ou mudar o administrador judicial e avaliar se deve vender ou arrendar ativos do Grupo para pagamento das dívidas.

A prioridade é o pagamento dos trabalhadores. A tendência, segundo analistas, é que os credores mantenha ao menos parte do grupo em funcionamento, para evitar uma maior desvalorização dos ativos.

A decisão

Trata-se de pedido de contratação da empresa Valor Engenharia ( fls. 18187). para proceder à avaliação dos bens da Massa Falida. Nos termos da manifestação do órgão do parquet ( fls. 18208), DEFIRO O PEDIDO, escolhendo a referida empresa para a atividade referida, haja vista a documentação juntada, demonstrando a idoneidade da empresa, bem como a obediência ao critério do menor preço. Intimem-se. Notifique-se o órgão do Ministério Público. Coruripe , 08 de maio de 2014. Mauro Baldini Juiz(a) de Direito

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate