Semas oferta 250 vagas em oito cursos profissionalizantes em Maceió

Semas oferta 250 vagas em oito cursos profissionalizantes em Maceió

Construir uma carreira profissional e seguir o caminho da qualificação não é tarefa fácil, mas quando se encontra a oportunidade certa, a história pode ser bem diferente e o futuro se mostra promissor. E é justamente essa oportunidade que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) oferece aos maceioenses através do Pronatec, que é o Programa Nacional de Ensino Técnico, do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

Ao todo, mais de 250 vagas estão sendo oferecidas. E as opções são diversas e se dividem em oito cursos: Produtor de Frutas e Hortaliças com uso de Acidificação, Cadista da Construção Civil, Cadista da Construção Civil – Elétrico, Auxiliar Administrativo, Torneiro Mecânico, Soldador, Fresador Mecânico e Gesseiro.

Mais do que uma chance, os cursos do Pronatec oferecem uma série de vantagens: são gratuitos, têm todo o material didático disponível e o aluno recebe, sem ônus, o auxílio transporte, o lanche e uma bolsa-auxílio. As inscrições seguem abertas e as aulas devem começar ainda este mês. Os cursos profissionalizantes são destinados para pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com idade entre 16 e 59 anos.

O candidato interessado deve procurar a sede do Bolsa Família – que fica na Rua Barão de Atalaia, 753, Poço – de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 15h, e apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência.

Cursos, requisitos e unidades

Na unidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), estão disponibilizados quatro cursos diferentes. No curso de Produtor de Frutas e Hortaliças, as aulas acontecem no turno da tarde e a exigência é o nível fundamental incompleto.

Para os cursos de Cadista da Construção Civil e Cadista da Construção Civil – Elétrico, a escolaridade deve ser a partir do 3º ano do nível médio, com aulas no período noturno. Já para o curso de Auxiliar Administrativo, é exigido o nível médio incompleto e as aulas acontecem à noite.

No Senai Unidade Poço, os cursos oferecidos são de torneiro Mecânico e Soldador, ambos com turmas nos turnos manhã e tarde, e o de Fresador Mecânico, somente no turno da tarde. Já no Senai Unidade Tabuleiro, o curso ofertado é o de Gesseiro, com turmas manhã e tarde. Para os cursos ofertados no Senai, o nível de escolaridade exigido é a partir da 6ª série do ensino fundamental. Informações: 3315-9632.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate