PMDB indica Renan Filho para a disputa ao governo do Estado

PMDB indica Renan Filho para a disputa ao governo do Estado

O deputado federal Renan Filho é o pré-candidato indicado pelo PMDB ao governo do Estado. O nome dele, agora, vai ser apresentado aos partidos da chamada Frente de Oposição, a quem caberá referendá-lo na convenção partidária em bloco a ser realizada mês que vem. A indicação foi revelada à imprensa em entrevista coletiva, realizada na manhã desta segunda-feira (5), no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió.

Uma carta foi lida pelo senador Renan Calheiros, endereçada ao coordenador da Frente, Ronaldo Lessa (PDT), em que o PMDB anuncia a indicação. A delegação vai ficar com a responsabilidade de entregar o documento formal, por meio do qual expõe as razões da escolha e solicita que o nome indicado pelo PMDB seja referendado pelos partidos aliados como pré-candidato a governador de Alagoas pelo grupo.

“É com grande satisfação que o PMDB conclui esse processo difícil para escolher o nome para indicar ao governo do Estado. Fizemos um diagnóstico por meio da Fundação Ulisses Guimarães e realizamos cinco encontros nas diferentes regiões”, afirmou Renan Calheiros.

Participaram da coletiva, além do senador e de Renan Filho, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa e o cardiologista José Wanderley.

Na opinião de Barbosa, o nome de Renan Filho é um consenso e ressalta que seria a melhor aposta do PMDB. “O Renan Filho vai representar muito bem o PMDB, porque faz parte do melhor quadro do partido e a conjuntura aponta Renan Filho, um jovem economista, como o melhor para o governo de Alagoas. O partido está unido, coeso, e discutiu muito até chegar ao nome. Estamos satisfeitos de apresentá-lo”, comentou.

Com relação ao pré-candidato a vice da Frente de Oposição, Renan Calheiros explicou que até a convenção a escolha será feita. Reafirmou que a escolha só acontece em junho. Entretanto, citou alguns prováveis nomes: Judson Cabral (PT), Rosiana Beltrão (PT), Patrícia Sampaio (PT), Rosinha da Adefal (PTdoB), Wanderley Neto, Renilde Bulhões (PTB) e Givaldo Carimbão (PROS).

‘ESTOU ORGULHOSO’, DIZ RENAN FILHO

Já como pré-candidato, Renan Filho disse estar muito orgulhoso de fazer parte do processo eleitoral. “O PMDB volta para vencer, como aponta as pesquisas. Temos muitas chances. O partido volta com propostas consistentes, querendo fazer mais pelo povo alagoano. Defendemos renovação e novas abordagens. A população quer transformação e queremos essa mudança também”, afirmou.

E ele diz acreditar no projeto do PMDB. “O nosso partido apresenta um novo caminho para Alagoas. Somos um partido que ouvimos a população e vamos agir de forma vibrante, sintonizados com as necessidades da população

‘SEGURANÇA VAI DAR TOM DA CAMPANHA’

Os líderes do PMDB informaram que a segurança pública deverá dar o tom da campanha ao governo neste ano. Sobre esse assunto, várias críticas foram direcionadas a Vilela.

“O partido tem proposta pra segurança pública, mas o governador do estado é que tem responsabilidade de prestar contas sobre o que está sendo feito para a proteção de vida da população. O governador já começou errado, apresentou Sá Rocha, que tinha sido secretário no governo anterior, q foi o principal no caso Rio-Centro. Depois um coronel da PM, que era o que deveria ter sido feito antes. O coronel saiu pra ser candidato. Agora, o procurador, que também saiu para ser candidato… Por isso, deu no que deu. No governo Geraldo Bulhões, tínhamos doze mil policiais; hoje temos sete mil”, relatou Renan.

O senador elogiou a trajetória do atual secretário de Defesa Social, Diógenes Tenório, mas alfinetou o governo por causa da intenção de transferir a responsabilidade. Renan Filho afirmou que queria complementar e que o erro era de conceito, de direção. “Somente com um governador comprometido é que vamos reverter os índices de segurança”, afirma.

O NOME DE RENAN FILHO

E o PMDB está apostando que Renan Filho atende a três pré-requisitos para o perfil exato de bom candidato do partido: ele teria condições técnicas para exercer o mandato de governador, liderança suficiente para focar um projeto para Alagoas dentro dos padrões confiáveis do partido e, por outro lado, ainda dispunha de viabilidade para vencer as eleições.

Esse fim de semana foi utilizado para fechar a estratégia – considerada decisiva – para iniciar a trajetória cujo alvo é o Palácio República dos Palmares. A executiva do partido concluiu que Renan Filho era o nome para a disputa depois que Renan, o pai, ressaltou que seria mais apropriado manter a carreira política no Congresso Nacional. Mesmo assim, os líderes do PMDB ainda precisavam concluir as intenções e expor as expectativas aos demais representantes das legendas parceiras.

A agenda de diálogos foi intensificada desde o início da semana passada. Foram ouvidos os líderes dos partidos que integram a frente e personagens considerados pela executiva do PMDB como peças importantes no processo. Além do senador Renan e de Renan Filho, Mozart Amaral, presidente da legenda em Maceió, e o deputado estadual Olavo Calheiros se dividiram para concluir esta etapa. Quem participou destes diálogos garante que a agenda de compromissos não foi tão rígida, tinha a conotação política, com informes de bastidores, que se estenderam por várias horas para traçar a conjuntura atual.

Gazeta Web

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate