CCJ aprova aumento de repasses para municípios

CCJ aprova aumento de repasses para municípios

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/09, que estabelece um valor mínimo anual de recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumenta a parcela municipal na distribuição dos recursos arrecadados com tributos federais e estaduais.

Pela PEC, no caso do ICMS, imposto estadual, a parcela destinada aos municípios aumentará de 25% para 30% do total arrecadado. Já em relação ao Imposto de Renda e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributos federais, a PEC eleva de 48% para 50% a parcela da arrecadação que deve ser repassada aos estados e municípios.

A proposta cria também um dispositivo para evitar reduções nos repasses ao FPM: o valor mínimo anual de recursos para o fundo será estabelecido com base na média dos repasses efetuados pela União nos cinco anos anteriores.

“Foi um marco importante a aprovação da admissibilidade [da proposta]. Vamos lutar para que a gente constitua comissão especial com as demais PECs apensadas. É algo que muda a estrutura do pacto federativo do Brasil se conseguirmos avançar nesse tema”, comemorou o autor da proposta, Alfredo Kaefer (PSDB-PA).

 Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate